Quase três décadas após ter dividido a base de fãs, o sétimo álbum dos METALLICA regressa em formato expandido com ‘demos’ inéditas, concertos históricos e quase 29 horas de material de arquivo.
Já está finalmente disponível a versão expandida de «ReLoad», o sétimo LP de estúdio dos METALLICA, editado originalmente a 18 de Novembro de 1997 e o terceiro álbum consecutivo da banda a estrear no primeiro lugar da Billboard 200, onde acabou por figurar durante quase 80 semanas. Quase três décadas depois, a banda californiana entrega ao público uma reedição de proporções descomunais: são 15 CDs, 4 DVDs e quase 29 horas de conteúdo, disponível para escuta integral no player em baixo e para aquisição física nas lojas especializadas e também no site oficial da banda.
A edição em caixa limitada e numerada inclui o álbum remasterizado em vinil duplo de 180 gramas, um single de 7″ de «The Memory Remains» e «Live At Ministry Of Sound ’97», disco triplo ao vivo gravado em vinil de 140 gramas. A remasterização ficou a cargo de Reuben Cohen, na Lurssen Mastering, com a já habitual supervisão de Greg Fidelman.
Os 15 CDs percorrem o território desde o álbum remasterizado até colecções de riffs, demos e misturas preliminares nunca antes lançadas, passando por lados B, raridades e uma vasta quantidade de material ao vivo. Os quatro DVDs, por sua vez, reúnem imagens dos bastidores, filmagens de estúdio, actuações ao vivo, aparições televisivas, a actuação surpresa da banda no parque de estacionamento do CoreStates Complex em Filadélfia, e até imagens de uma das visitas dos METALLICA a Seul.
Os discos 14 e 15, intitulados «Poor Re-Touring Me ’97-’98 – The Soundboard Tapes», são compostos por temas retirados de dois anos de digressão, sem repetição ao longo das 28 faixas. O primeiro DVD inclui vídeo-clips, imagens dos bastidores, aparições televisivas e uma actuação ao vivo na MTV, sendo que o segundo inclui um concerto ao vivo intitulado «Banned in Philly», originalmente distribuído pelo clube de fãs dos METALLICA em 2001. Os dois últimos DVDs, «Poor East Asian Me» e «Poor Californian Me», documentam dois concertos ao vivo nunca antes editados.
Para além do conteúdo sonoro e audiovisual, a caixa inclui um livro de 128 páginas com fotos inéditas e testemunhos de quem esteve presente nos bastidores da época e uma série de memorabilia, entre a qual se conta uma impressão da ilustração do famoso ‘Fixxxer’, cortesia de Pushead.
Importa aqui recordar que, quando o «ReLoad» saiu em 1997, chegou a um público ainda a recuperar do choque provocado por «Load», que tinha sido editado um ano antes. Os METALLICA continuavam ainda a explorar o simplificar do seu som, afastando-se do thrash metal para explorar influências de hard rock, punk e blues, numa viragem que partiu a base de fãs ao meio. Os cortes de cabelo, as camisas de flanela, as colaborações com fotógrafos de arte: tudo serviu de combustível para a indignação de uma facção da comunidade metal que via na metamorfose da banda uma traição às origens.
O tempo, porém, tem sido mais generoso. Temas como «Fuel» e «The Memory Remains» tornaram-se peças habituais dos concertos da banda, e o que em 1997 soava a derivação estilística lê-se hoje como um capítulo de transição audaz, talvez um dos mais honestos da discografia dos METALLICA desde o álbum negro de 1991.





