TOOL

Os TOOL andam a vender um CD que custa 500 dólares — nós explicamos os porquês

Para começar, trata-se de uma edição bastante limitada e autografada do álbum de estreia dos TOOL. O resto, para os fãs, serão apenas meros pormenores.

Os rumores são verdadeiros se fores a uma das datas da actual digressão norte-americana dos TOOL e te dirigires a um ponto de venda de merchandising, vais encontrar um CD que custa a módica quantia de 500 dólares. À primeira vista este é um valor que parece, no mínimo, um pouco exagerado, mas feitas as contas percebe-se acaba por perceber-se por quê. Trata-se da muito cobiçada versão comemorativa de 30.º aniversário do álbum de estreia «Undertow», limitada a 7.000 cópias autografadas e, aparentemente, só está mesmo disponível para compra nestes concertos.

Como é lógico, essa combinação de factores contribui bastante para o preço elevado do item, mas se és um fã mais fiel e/ou zeloso, a verdade é que até pode valer a pena desembolsares meio milhar de dólares (ou euros) para seres um dos poucos que possuem uma cópia física desta raridade na sua colecção.

Como mostrado pelo baixista Justin Chancellor no vídeo de unboxing que podes ver no player em baixo, esta versão do CD inclui um packaging bastante elaborado e até foi o próprio músico que supervisionou a direcção de arte do projecto. Para além disso, nesta reedição e pela primeira vez, o icónico «Undertow» vem acompanhado por um livrete de fotos, uma imagem lenticular em tamanho de cartão postal e uma moeda comemorativa esculpida por Vahan Bego. Curiosamente, ou não, Chancellor não era membro dos TOOL quando o disco foi lançado originalmente em 1993, tendo se juntado ao grupo dois anos depois.

Recorde-se que esta versão especial do «Undertow» só vai estar disponível para compra nas digressões que os TOOL vão fazer em 2023 e 2024. Como noticiado aqui, a mais recentes está em andamento e será concluída no dia 21 de Novembro. Enquanto isso, a banda já está a pensar num regresso à estrada para o próximo ano, tendo recentemente anunciado uma tour de Inverno nos Estados Unidos na companhia dos ELDER, que acontecerá de 10 de Janeiro a 18 de Fevereiro.

Recentemente, Chancellor revelou que os TOOLtêm muitas ideias preparadas” para o eventual sucessor de «Fear Inoculum», que foi lançado em 2019, e que a banda pretende entrar em estúdio para trabalhar em novas músicas na Primavera, assim que terminarem os seus compromissos ao vivo.

Durante uma aparição recente no The Vinyl Guide, o baixista dos TOOL foi questionado relativamente à hipótese de ele e os seus companheiros de banda já terem começado a escrever material para o sucessor de «Fear Inoculum» e, tendo em conta a resposta do músico, o mais certo é que os fãs não tenham de esperar tanto tempo quanto temiam para ouvir temas novos. “Já temos muitas ideias preparadas“, disse Chancellor.

É verdade que ainda não gravámos nada, mas temos estado bastante ocupados com os concertos ao vivo e acho que vamos estar até depois da Primavera do próximo ano“, continuou o baixista dos TOOL. “Portanto, quando terminarmos este ciclo de digressões, vamos voltar então ao estúdio, vamos esforçar-nos e juntar as ideias que temos. Já tivemos algumas sessões de composição muito decentes, por isso temos os ingredientes no lugar. Só precisamos realmente de trabalhar nisso durante um tempo quando não estivermos em tour.”

Quanto à hipótese de usarem alguma ideia que tenha sido gravada durante as sessões de composição de algum dos álbuns anteriores, Justin disse: “Sim, temos muitas sobras do último álbum. Temos toneladas de ideias, mas não estão gravadas no padrão exigido para serem incluídas num álbum. Nesta fase, ainda são, diria eu, apenas maquetas. Temos toneladas de ideias armazenadas.” Podes ouvir a entrevista na íntegra em baixo.