ULVER

ULVER: Três décadas depois, preparam-se para reeditar a maqueta «Vargnatt», de 1993

A primeira gravação de sempre dos ULVER vai ser disponibilizada novamente, agora através da Peaceville Records.

Os noruegueses ULVER anunciaram recentemente que, já durante o mês de Dezembro, vão reeditar uma das suas primeiras gravações em diversos formatos. O lançamento, intitulado «Vargnatt», é uma lendária demo de 1993, originalmente comercializada apenas pelos próprios músicos e divulgada através da muito saudosa rede de tape trading da altura. A gravação vai ser agora reeditada pela Peaceville Records, com a data de edição apontada para 8 de Dezembro.

Em comunicado de imprensa, Kristoffer “Garm” Rygg, vocalista, multi-instrumentista e estratega dos ULVER, explica que «Vargnatt» é um reflexo perfeito dos primeiros passos da banda, quando os seus membros ainda eram apenas adolescentes. “Esta foi a primeira gravação que os Ulver fizeram”, recorda o músico. “A Wikipedia diz que é nossa segunda demo, mas é a primeira e única. Stovner, Oslo, 1993, dois ou três dias, pronto, feito, com pouca ou nenhuma experiência… Éramos jovens, tínhamos entre 17 e 19 anos, e estávamos a testar as águas.

Tirando as vozes e algumas escolhas musicais mais estranhas, tenho que dizer que, agora, sinto menos vergonha dessas gravações do que provavelmente sentia nos anos 90, e tenho de sorrir pelo facto dessa gravação ainda existir trinta anos depois. Enche-me de alegria (e um pouco de tristeza) ouvir as loucuras e os devaneios que tínhamos na época, preservados de forma relativamente intacta“, conclui ele.

Como mencionado, a nova edição de «Vargnatt» estará disponível a 8 de Dezembro através da Peaceville Recordings, mas as pré-encomendas já estão disponíveis neste link.

A maqueta «Vargnatt», dos ULVER, é extremamente importante na história da banda e do black metal. Lançada em 1993, foi um marco para o estilo e para a cena norueguesa da época. A importância desta gravação pode ser atribuída a vários aspectos. Primeiro, introduziu o mundo a visão sombria e também melancólica do género que dominou as primeiras gravações da banda, com temas como «Een Stemme Locker» a mostrarem a atmosfera densa e obscura que se tornou uma marca registada do estilo.

Depois, a «Vargnatt» é frequentemente aclamada como uma influência para muitas bandas posteriores. A vibração crua e primitiva da gravação serviram de inspiração directa a várias outras propostas de black metal norueguês que surgiram na época, influenciando o desenvolvimento do estilo e moldando o que o é hoje.