SYSTEM OF A DOWN

SYSTEM OF A DOWN: 18 anos de «Hypnotize»

O mais recente álbum de estúdio dos SYSTEM OF A DOWN foi lançado há 18 anos. Ainda há por aí alguém com esperança de ouvir o seu sucessor?

Assim como muitas outras bandas de peso surgidas na recta final do Séc. XX, os SYSTEM OF A DOWN alcançaram o equilíbrio perfeito entre a fúria thrash dos 80s e a melodia do rock alternativo do início dos 90s, sendo que a toada sombria e neogótica do seu nu-metal ganhou um enorme culto numa altura em que o movimento estava em ebulição.

Formado pelo vocalista Serj Tankian, pelo guitarrista Daron Malakian, pelo baixista Shavo Odadjian e pelo baterista John Dolmayan no sul da Califórnia, o quarteto ganhou rapidamente um grande número de seguidores em Los Angeles e, no final de 1997, assinou contrato com a American Recordings, propriedade do produtor/guru Rick Rubin. Editado no Verão do ano seguinte, o álbum de estreia atirou-os para a estrada; primeiro ao lado dos SLAYER, na Europa, e depois como parte do festival itinerante Ozzfest, nos Estados Unidos.

Com «System Of A Down» a valer-lhes a marca de ouro, em Setembro de 2001 o quarteto lançou o mais ambicioso «Toxicity», que arrumou de vez com a maior parte da competição e atingiu honras de multi-platina. Para muitos, quase duas décadas depois, continua a ser uma obra-prima e uma coisa é certa: temas como «Chop Suey!» e «Aerials» mudaram para todo o sempre a música de peso como era conhecida até então, graças à sua fusão de punk, metal, jazz e música tradicional arménia.

Sempre politicamente ativos, mesmo com Malakian e Tankian ocupados com os seus projetos, os SYSTEM OF A DOWN acabariam por manter-se na ribalta, lançando mais três LPs a que ninguém pode apontar o dedo – «Steal This Album!» de 2002, seguidos de «Mezmerize» e «Hypnotize» três anos depois.

Originalmente editado no dia 22 de Novembro de 2005 pela Columbia Records, o quinto álbum de estúdio dos SYSTEM OF A DOWN foi lançado há 18 anos. O sucessor de «Mesmerize», que tinha sido disponibilizado seis meses antes antes, foi produzido pelo produtor/guru Rick Rubin nos estúdios The Mansion e Akademie Mathematique of Philosophical Sound Research, ambos em Los Angeles, na Califórnia. 

Evocando fortes sentimentos de amor e ódio desde que apareceram em cena — com os fãs de metal a acharem-nos demasiado pop e os fãs de pop a considerarem-nos dem asiado pesados –, na dupla «Hypnotize»/«Mesmerize» o quarteto abraçou de forma ainda mais óbvia as suas características mais excêntricas, com as canções a gravitarem geralmente na direcção de um dos dois extremos que sempre fizeram a sua identidade muito própria.

Ainda assim, «Hypnotize», que deu origem a dois singles de relativo sucesso (o tema-título e «Lonely Day») e «Mezmerize» estrearam ambos no primeiro lugar da tabela de vendas da Billboard, transformando os SYSTEM OF A DOWN numa das poucas bandas a conseguir figurar na lista com dois discos lançados no mesmo ano. Este é, até ao momento, o álbum de estúdio mais recente da banda.