gaerea

GAEREA: O muito aguardado sucessor de «Mirage» já está escrito e pronto a gravar

Numa publicação nas redes sociais, os GAEREA confirmaram ter música nova “prestes a emergir”.

Quais mastins de caça confinados à espera de perseguirem finalmente a sua presa, os elementos dos GAEREA estiveram pacientemente a ansiar por um regresso aos palcos desde o lançamento do muito aplaudido «Limbo», que chegou em 2020 e marcou a estreia do grupo nacional no respeitado catálogo da Season Of Mist.

No entanto, se 2022 já foi um ano em grande para os músicos nacionais, com uma sequência de digressões muito bem sucedidas pelo mundo e a edição da novidade «Mirage», 2023 tem vindo a afirmar-se como ainda melhor — e maior.

A banda terminou recentemente uma muito bem sucedida digressão pelos Estados Unidos ao lado dos icónicos WOLVES IN THE THRONE ROOM, disponibilizou o tema bónus «Dormant» com um vídeo-clip assustador no final de Setembro e, agora, estão a preparar-se para gravar música nova para o hipotético sucessor de «Mirage». Recentemente, a banda utilizou as suas redes sociais para revelar os planos para os próximos meses, mencionando que há temas novos “prestes a surgir”.

Naquilo que é uma mensagem muito breve, mas suficientemente elucidativa, os músicos escrevem: “A primeira residência foi completada. O processo de composição foi finalizado. A seguir, vamos para estúdio. Há música nova dos GAEREA prestes a emergir“. Considerem-nos muito curiosos em relação ao que aí vem.

Com «Limbo» a ser lançado estoicamente em plena pandemia e o ciclo de promoção desse disco a arrancar muito mais tarde do que seria desejável, os GAEREA ainda fizeram todas as atuações que lhes foram possíveis e, em vez de se ficarem apenas a lamentar, decidiram focar-se na composição de novo material.

Resultado disso, quando o mundo abriu, não só lançaram um álbum soberbo – o elogiado «Mirage» – como se atiraram de cabeça, e com força invejável, a uma intensa agenda de digressões, que os viu a percorrerem a Europa, a protagonizarem a primeira incursão pela América Latina e a tocarem perante plateias totalmente rendidas em alguns dos mais importantes eventos de massas do género.

Auto-rotulados como “cathartic black metal”, os enigmáticos GAEREA assinam uma visão própria e individual do género em que se inserem, combinando-o com elementos de forte carga emocional. Formada em 2016, a banda lançou um EP homónimo de estreia em Novembro desse ano. Optando por permanecer anónimos e invisíveis, renunciando até mesmo aos pseudónimos cénicos comuns no black metal, aparecem em cena sempre escondidos por trás de capuzes negros adornados com um símbolo que remete para a demonologia medieval.

Apostando num conceito de horror cósmico que não é novidade na tendência, mas apresentando um som mais espesso, pesado e dinâmico do que é habitual, conseguiram trazer uma lufada de ar fresco ao estilo e, com a estreia «Unsettling Whispers», de 2018, recolheram elogios de forma quase unânime por parte do público e da imprensa.

Dois anos depois, com a edição de «Limbo», o primeiro fruto da sua associação à Season Of Mist, aperfeiçoaram ainda mais essa fusão avassaladora de raiva, angústia e desespero. Em 2022, lançaram o terceiro longa-duração, intitulado «Mirage», assinando aquele que é, à data, o registo mais impactante e bem sucedido comercialmente de uma carreira sempre em crescendo.