Joey DeMaio mostra o processo árduo por trás da actualização de um clássico dos MANOWAR que celebrou 40 anos em 2024.
Os lendários MANOWAR estão prestes a fazer soar novamente o “martelo” — desta vez com uma nova roupagem para o icónico álbum «Sign Of The Hammer», originalmente lançado em 1984 e que celebrou o seu 40.º aniversário no ano passado. Em antecipação à reedição do LP, o baixista Joey DeMaio divulgou um vídeo dos bastidores das sessões de estúdio, oferecendo aos seus seguidores um olhar cru e íntimo do meticuloso processo de gravação.
No vídeo, que pode ser visto em baixo, DeMaio revela estar a gravar pela terceira vez as suas linhas de baixo, determinado a atingir uma sonoridade que esteja à altura do legado da banda e da dedicação da sua base de fãs: “Quando estás numa missão para encontrar o som mais poderoso — um som digno dos Maiores Fãs do Mundo — lutas, suas, sangras e ultrapassas os teus próprios limites. É isso que é preciso. ESSE É O CAMINHO DOS MANOWAR.”
Com a paixão habitual, o músico afirma ter finalmente alcançado o tom desejado: “O timbre de baixo que corta como um trovão, que faz a terra tremer como o martelo dos deuses! Está lá. É real. E está a caminho.” O vídeo mostra-o a trabalhar nota a nota, incansável, numa demonstração do perfeccionismo que guia esta nova abordagem ao disco.
Em entrevista a Elena Rozberg da Radiocast BG, no final de 2024, o timoneiro dos MANOWAR já tinha levantado o véu sobre esta reinterpretação: “Esta regravação ermite-nos olhar para as músicas e manter todos os elementos que as pessoas gostam — os refrões, a mensagem, as letras — mas também melhorar a qualidade sonora. Tudo soa mais claro, com mais energia. É como ter duas versões de uma mesma peça de roupa: estilos semelhantes, mas detalhes diferentes. Talvez até um pouco de magia.”
A nova edição de «Sign Of The Hammer» promete ser mais do que uma simples regravação. Trata-se de uma reafirmação da filosofia da banda, de que o verdadeiro heavy metal exige entrega total, mesmo que isso signifique voltar ao estúdio vezes sem conta.
Apesar de alguns lançamentos pontuais — como o EP «The Revenge Of Odysseus (Highlights)», editado em Junho passado — a banda não lança um LP completo desde «The Lord Of Steel», de 2012. A actual formação dos MANOWAR inclui o virtuoso guitarrista Michael Angelo Batio, que substituiu Evandro “EV” Martel após este se ter afastado das digressões em 2022, e o baterista Dave Chedrick, ex-RAVEN e KILL RITUAL, que se estreou ao vivo com a banda nos concertos “secretos” em Münster, Alemanha, em Junho desse mesmo ano.