GODFLESH

GODFLESH: 34 anos de «Streetcleaner»

Nomes tão icónicos e influentes como FEAR FACTORY ou NEUROSIS não existiriam sem os GODFLESH.

Editado originalmente a 13 de Novembro de 1989 pela Earache Records, o álbum de estreia dos GODFLESH foi lançado há exactamente 34 anos. O álbum foi produzido pela própria banda — entenda-se, J.K. Broadrick e G.C. Green —, nos estúdios Soundcheck e Square Dance, em Birmingham e Derby, Inglaterra, respectivamente. O material foi captado em duas sessões distintas — primeiro em 1988, altura em que registaram aqueles que acabariam por ser os últimos quatro temas do alinhamento e, depois, entre Maio e Agosto de 1989, completando o resto do disco.

Embora não seja o primeiro lançamento do género, o «Streetcleaner» é amplamente aclamado pela crítica como um título decisivo para o aparecimento daquilo que se convencionou chamar metal industrial. Não restam, de facto, grandes dúvidas, sendo justo dizer que projectos tão icónicos como FEAR FACTORY, NEUROSIS ou ISIS não existiriam se a dupla de músicos da cinzenta Birmingham não tivesse registado este álbum.

“Para mim, o punk e o post punk, seguidos da música industrial do princípio, foram os primeiros estilos que me causaram impacto a muitos níveis, quando eu era essencialmente um miúdo, muito antes de ouvir qualquer tipo de heavy metal – nesse campo, os Black Sabbath foram a primeira banda que ouvi e que adorei”, explicou-nos Justin Broadrick em Abril de 2019.

As minhas influências iniciais, as que esculpiram os Godflesh, as raízes, a música de que gostava antes do metal claramente moldou e muito o futuro dos Godflesh, e sim, o período áureo do post punk foi algo incrivelmente excitante, um período fervoroso na história da música moderna e um dos melhores de sempre, para mim. Um caldeirão de influências diferentes, a convergência do punk com dub e com abstracção, com krautrock e música electrónica, e por aí fora.

Para mim, os Swans e os Sonic Youth foram a última onda de bandas mais importantes do post punk“, diz o músico. “Antes disso, os Killing Joke, Siouxsie And The Banshees, Crass, Throbbing Gristle, Public Image Ltd, The Birthday Party e várias outras. O que fazemos nos Godflesh é soldar as influências deste tempo com outras músicas radicais nas suas próprias épocas – como o nascimento do hip-hop, que foi essencialmente o punk outra vez“.