Até agora, o filme sobre a edição de 1999 do saudoso OZZFEST só tinha sido disponibilizado em festivais de cinema.
O The Decline of Western Civilization: Part II é, sem margem para dúvidas, um dos documentários essenciais e imperdíveis da cultura metaleira, com a realizadora Penelope Spheeris a conseguir entrar efectivamente na psique de alguns dos intervenientes. Quiçá por isso, em 1999 foi contratada para fazer um documentário no OZZFEST — aquela que foi, na essência, a primeira digressão de despedida dos BLACK SABBATH.
Além dos deuses britânicos, fizeram também parte do OZZFEST, os SLAYER, SYSTEM OF A DOWN, FEAR FACTORY e STATIC-X. Agora, “We Sold Our Souls For Rock ‘N’ Roll” vai ser por fim editado. Após anos em arquivo, anunciado provisoriamente com o título “The Decline of Western Civilization: Part IV – We Sold Our Souls for Rock ’n Roll“, excepto alguns visionamentos em festivais de cinema como o Sundance, o documentário nunca foi lançado oficialmente.
Na sequência de uma exibição no David Geffen Theatre, em Los Angeles, na Califórnia, no passado dia 18 de Agosto, num momento em que ainda não estava claro qual será o futuro da película, chamámos-lhe “um óptimo preságio” e, segundo a Sra. Spheeris, num futuro próximo, o documentário sobre o OZZFEST ’99 vai ser mesmo disponibilizado em mais larga escala. Talvez numa qualquer plataforma de streaming, quem sabe?
Numa nova entrevista ao The Metal Voice, a realizadora de 77 anos, cujas obras mais conhecidas incluem a trilogia sobre a cultura underground de Los Angeles e “Wayne’s World“, o seu filme de maior bilheteira, discutiu o status de “We Sold Our Souls For Rock ‘N’ Roll”. “Fui ao Museu do Cinema da Academia em Agosto], porque exibiram recentemente um filme que fiz com a Sharon e o Ozzy há vinte anos“, começou por dizer a realizadora.
“Nunca foi lançado. E tem os BLACK SABBATH, os BLACK SABBATH originais, e SLIPKNOT, ROB ZOMBIE, SYSTEM OF A DOWN, tem GODSMACK, FEAR FACTORY, e muitas mais. Tem dez bandas, e o Buckethead a tocar a sua guitarra num cemitério. E é um ótimo filme. A Sharon diz que vai lançá-lo agora. Após vinte anos“, reveloude forma algo surpreendente Penelope Spheeris. Podes ver a entrevista completa em baixo.