GHOST

Os GHOST vão chegar (também) aos cinemas muito em breve [vídeo]

Pois é, parece que a nova era dos GHOST vai começar em grande estilo. Num novo ‘trailer’ muito enigmático, Tobias Forge e companhia sugerem que o lançamento da sua muito aguardada estreia cinematográfica vai acontecer em breve.

Os GHOST acabam de lançar um novo trailer enigmático nas redes sociais. O breve clip de 30 segundos, divulgado hoje, dia 4 de Abril, sugere o fim da actual encarnação da banda, liderada pelo Papa Emeritus IV, e o lançamento de um filme. O pequeno trailer começa com o Papa, encarnado por Tobias Forge, o cérebro por trás da banda sueca, a dançar numa rampa antes de, num gesto potencialmente simbólico, se curvar. Em seguida, o vídeo termina com as palavras “em breve nos cinemas de todo o mundo”.

Este trailer sucede a um período de aparente inactividade dos GHOST, que não tocam ao vivo desde uma digressão pela Austrália em Outubro de 2023. No entanto, muitos dos fãs presentes nos concertos que a banda deu em Los Angeles no ano passado já tinham percebido que essas actuações foram filmadas para uso futuro e, claro, isso deu origem a algum falatório nas redes sociais.

Depois, em Outubro de 2023, numa entrevista à sempre muito atenta Metal Hammer, o vocalista Tobias Forge confirmou que o material seria usado num filme, explicando que os seus planos passam por algo um pouco mais elaborado do que o que se poderia esperar. “Estávamos essencialmente a fazer um filme”, explicou o líder e estratega dos GHOST. “A ideia passa por usarmos as multidões desses concertos como figurantes… Vai ser um filme com um elemento de concerto. Portanto, muito do que os fãs vivenciaram nos dois concertos que fizemos Los Angeles vai fazer parte deste projecto.

Quando questionado se o seu plano é algo semelhante ao que os METALLICA fizeram quando decidiram combinar imagens de um espectáculo ao vivo com uma história fictícia para o filme ‘Though the Never’, Forge disse: “No sentido de que é um concerto com outra coisa combinada, sim”. De resto, esse elemento mais teatral do que está por vir não deve ser surpreendente para quem tem seguido de perto a carreira dos GHOST, que têm criado vários teasers com argumento ao longo do seu percurso para documentar as jornadas de cada líder da banda.

Falando ainda sobre os concertos, Forge admitiu que ficou nervoso com toda a produção envolvida, mas elogiou o resultado final. “Quando comecei a montar tudo, pensei ‘Meu Deus, vou desmaiar porque há muito em que tenho de pensar’”, disse o timoneiro dos GHOST sobre a produção impressionante dos espectáculos em Los Angeles. “Felizmente, não demorei muito tempo a perceber que não podia perder muito tempo a pensar nisso“, acrescentou.

Recorde-se que, depois de terem lançado a «Hunter’s Moon» na banda-sonora de “Halloween Kills”os GHOST voltaram às edições no início do Verão passado com magia assustadora em formato cinemático. A banda sueca uniu-se ao actor Patrick Wilson para uma versão do clássico «Stay», dos Shakespears Sister, que aparece na cena final e nos créditos do filme “Insidious: The Red Door”.

Foi o Joe Bishara, o nosso compositor de ‘Insidious’ e ‘Lipstick Demon’, que me falou dos Ghost há cerca de dez anos“, explicou Patrick sobre a colaboração com Tobias Forge e companhia. “O Joe sabe que gosto de metal, mas também sabia que gosto de melodia. O que posso mais dizer? Eu sou uma criança dos anos 80 e os Ghost têm a mistura certa de metal, melodia e uma imagem inesquecível.

Talvez por isso, quando precisei de uma banda que incorporasse o espírito da tradição ‘Insidious’, já sabia onde procurar. A «Stay» é uma música assustadoramente bonita para encerrar o filme, a letra sombria e a melodia arrebatadora — escrita por Dave Stewart — funciona na perfeição e cantá-la ao lado do Tobias, foi uma emoção absoluta. Os Ghost são a fusão perfeita de teatralidade e mestria musical. O Tobias está no topo do seu jogo e estou emocionado por tê-lo na banda-sonora e honrado por cantar ao lado dele.