IRON MONKEY

IRON MONKEY: Novo álbum, «Spleen & Goad», para ouvir na íntegra [streaming]

Em «Spleen And Goad», os regressados IRON MONKEY seguram as suas armas com unhas e dentes, e ainda apontam o dedo do meio a qualquer um que se atreva a questionar por que continuam a fazer barulho.

Os IRON MONKEY deram os primeiros passos em 1994 na cidade de Nottingham, em Inglaterra, com JP Morrow na voz, J. Rushby e S. Watson nas guitarras, D. Dalziel no baixo e J. Greaves na bateria. O grupo lançou rapidamente um EP homónimo de seis temas pela Union Mill, mais tarde foi reeditado na Earache Records. Durante este período, S. Watson foi substituído por D. Berry e, em 1998, lançaram a estreia «Our Problem», amplamente considerada uma obra-prima do sludge.

Em 1999, já após a edição de um split com os Church Of Misery, os IRON MONKEY decidiram separar-se e, em Junho de 2002, o vocalista J.P. Morrow morreu de insuficiência cardíaca. Depois, sem que nada o fizesse prever, os membros originais J. Rushby e S. Watson juntaram ao baterista Brigga, ex-Chaos UK, para exumar os IRON MONKEY com o lançamento de «9-13» em 2017.

Agora, o infame trio britânico, actualmente composto por J. Rushby, D. Berry e Z. Big, voltou à carga com um novo álbum, intitulado «Spleen & Goad», que foi lançado oficialmente hoje, dia 5 de Abril, pela Relapse Records e já pode ser ouvido na íntegra no player em baixo.

Em «Spleen & Goad», os lendários autores de «Our Problem» continuam a mostrar-se tão intransigentes como sempre e, segundo se pode ler no comunicado de imprensa que acompanha o anúncio do novo LP, “produziram alguns dos sons mais sombrios dos seus mais de 25 anos de história“. Verdade seja dita, pelo que nos foi dado a crer nos singles lançados antecipadamente, os IRON MONKEY continuam a fazer jus ao seu legado tão sujo quanto agressivo.

«Spleen & Goad» foi gravado em Nottingham, a cidade natal do grupo, com o material a ser masterizado posteriormente nos Estados Unidos pelo reputado Brad Boatright, dos estúdios Audiosiege. Podes ver a capa e o alinhamento do álbum em baixo, as encomendas dos formatos físicos estão disponíveis através da loja virtual da Relapse Records.

01. Misanthropizer | 02. Concrete Shock | 03. C.S.P. | 04. Off Switch | 05. Rat Flag | 06. Lead Transfusion | 07. Exlexed | 08. The Gurges | 09. O.D. Rose