DARK TRANQUILLITY

DARK TRANQUILLITY: O novo álbum está gravado e “a sensação é fantástica”, diz MIKAEL STANNE

Apesar das mudanças de formação que têm sofrido nos últimos anos, os DARK TRANQUILLITY continuam fiéis à sua missão de fundir raiva e melancolia em grandes canções.

Os suecos DARK TRANQUILLITY concluíram a gravação do seu novo álbum de estúdio. Durante o fim de semana, Mikael Stanne, o vocalista da banda, partilhou uma fotografia durante as sessões de gravação no Rogue Music, o estúdio operado por Martin Brändström, no coração de Gotemburgo, na Suécia. “Já gravei a última linha de voz e a sensação é fantástica!“, disse Stanne na sua conta pessoal no Instagram.

Foi um longo e incrivelmente gratificante processo de composição e gravação, que agora está a chegar ao fim. As músicas ganharam vida própria desde as primeiras maquetas que fizemos, há cerca de um ano, e colocámos realmente os nossos corações e as nossas mentes no que fizemos. Agora o material vai ser enviado para o master Jens Bogren, que vai fazer a mistura final. Este ano está a parecer realmente muito emocionante e acreditamos que vocês se vão divertir com o que preparámos.

Como noticiámos, em Novembro de 2023, os DARK TRANQUILLITY já estavam nos estúdios Fascination Street, em Örebro, Suécia, a trabalhar afincadamente num novo álbum. A banda liderada por Mikael Stanne usou as suas redes sociais para partilhar um vídeo do baterista Joakim Strandberg Nilsson a gravar as suas partes para o sucessor de «Moment», editado em 2020.

O vídeo, que podes ver em baixo, surgiu nas redes sociais, acompanhado pela seguinte mensagem: “Começou! Esta semana marca oficialmente o início do processo de gravação do próximo álbum dos D.T. Dêem uma olhadela rápida ao Joakim a preparar as bases rítmicas nos estúdios Fascination Street. Fiquem atentos a mais informações em breve!“.

«Moment», o mais recente longa-duração dos DARK TRANQUILLITYque passaram por Portugal neste último Verão, foi gravado nos Nacksving Studios e no Rogue Music por Martin Brändström e, em seguida, misturado e masterizado por Jens Bogren nos Fascination Street Studios.

Em Julho passado, o guitarrista Christopher Amott anunciou a sua saída dos DARK TRANQUILLITY, mas afirmou num comunicado que não havia “nenhuma mágoa” entre ele e os outros membros do grupo ao explicar que estava na altura de se concentrar em nova música da qual estava “muito orgulhoso“. Amott, de 45 anos, que foi um dos membros fundadores dos ARCH ENEMY ao lado do irmão Michael Amott, ingressou oficialmente nos DARK TRANQUILLITY em 2020.

Algumas horas depois, os DARK TRANQUILLITY emitiram a seguinte declaração sobre a saída de Amott: “Estamos tristes por anunciar que o Chris Amott decidiu deixar-nos para seguir o seu próprio caminho musicalFoi uma honra e um prazer tocar com ele e estamos a separar-nos amigavelmente. Para substituí-lo num futuro próximo, vamos ter o incrível Joey Concepcion, que se vai juntar a nós durante o resto do Verão. A nossa missão permanece a mesma, queremos explorar a melancolia que se aproxima da raiva.

Esse é o caminho que temos forjado com todos os membros dos Dark Tranquillity — no passado e no presente. E é verdade que pode haver alguns novos rostos em palco, mas na nossa família extensa, muitas coisas mantêm-se na mesma. O Niklas Sundin continua a definir a nossa tonalidade visual e o Martin Henriksson ainda é o nosso manager. A nossa próxima tarefa é gravar o 13º álbum dos Dark Tranquillity no Outono. Estamos muito empolgados com os temas e mal podemos esperar para mostrá-los a todos vocês.

Há dois anos, os DARK TRANQUILLITY tinham-se separado do baterista Anders Jivarp e do baixista Anders Iwers. Jivarp era um dos elementos fundadores do grupo e tocou em todos os seus lançamentos até o momento. Iwers, por seu lado, juntou-seà banda em 2016 e tocou nos dois últimos álbuns, «Atoma»«Moment», de 2016 e 2020. Nas tours mais recentes, Jivarp e Iwers foram substituídos por Joakim Strandberg Nilsson (dos IN MOURNINGWOLVES WITHIN) e por Christian Jansson (dos GRAND CADAVERPAGANDOM), respectivamente.