A agenda cada vez mais exigente dos PANTERA começa a levantar questões difíceis para o baterista CHARLIE BENANTE — e os ANTHRAX viram-se forçados a encontrar uma solução de última hora.
No passado dia 23 de Maio, os ANTHRAX subiram ao palco em Atenas para abrir a nova etapa da Run For Your Lives Tour dos IRON MAIDEN, mas fizeram-no sem um dos seus membros fundadores. Charlie Benante, o baterista histórico da banda nova-iorquina, ficou em terra — os compromissos dos PANTERA, projecto que integra a tempo inteiro desde o regresso da banda texana, tomaram precedência sobre os da sua banda de sempre.
Para o substituir, os ANTHRAX recorreram ao britânico Darby Todd, músico de sessão com umcurrículo muito extenso e eclético que nos últimos anos tem sido o baterista de referência de Devin Townsend nas suas digressões. De resto, o historial do músico fala por si: gravou e já fez tours com nomes tão diversos como THE DARKNESS, Robert Plant, Gary Moore, Paul Gilbert ou Joe Lynn Turner, entre muitos outros. Postanto, este é uma escolha que garante competência técnica e experiência nos palcos maiores, ainda que a ausência de Charlie Benante não tenha passado despercebida aos fãs mais atentos.
Como podes conferir no player em cima, em Atenas, os ANTHRAX apresentaram um alinhamento de oito temas que funcionou muitíssimo bem como compêndio da sua discografia clássica: «Among The Living», «Madhouse», «Caught In A Mosh», «Metal Thrashing Mad», «I Am the Law», a versão de «Antisocial», «Got The Time» e «Indians». Um punhado de canções que resume a razão pela qual a banda continua a ser uma referência incontornável do thrash de primeira geração — com ou sem o seu baterista titular.
O bootleg do concerto, captado entre o fervor do público ateniense, permitem avaliar o desempenho de Darby Todd numa situação que exige nervo e preparação, com o músico a ocupar o lugar de Benante de uma forma muito natural.
Importa recordar que esta participação dos ANTHRAX na mais recente digressão europeia dos IRON MAIDEN surge num momento de particular relevância para a banda, que se prepara para lançar um novo ´lbum, intitulado «Cursum Perficio», a 18 de Setembro. Este é o primeiro álbum de material inédito dos músicos em quase uma década, sucedendo a «For All Kings», de 2016. O LP chega rodeado de enorme expectativa — tanto da parte de uma base de fãs historicamente fiel, como da imprensa especializada curiosa por saber como a banda se posicionará no panorama actual do metal.
A questão que permanece, contudo, é de outra natureza. À medida que os compromissos dos PANTERA se multiplicam — a banda texana regressou aos palcos com Charlie Benante e Zakk Wyld ao lado de Rex Brown e Phil Anselmo —, os ANTHRAX vão ter de encontrar forma de gerir uma equação cada vez mais complicada. Benante é simultaneamente insubstituível na identidade da banda e cada vez mais disputado por outras frentes.
Por agora, Darby Todd segurou o posto. Mas até quando os ANTHRAX conseguirão manter a formação intacta nos palcos é uma pergunta que esta digressão europeia com os IRON MAIDEN se encarregará, certamente, de ajudar a responder.





