CATEGORY 7

CATEGORY 7: Actuais e ex-membros dos MACHINE HEAD, ANTHRAX, OVERKILL e EXODUS unem forças numa nova banda

Os CATEGORY 7, que Phil Demmel descreve como sendo “na onda dos Van Halen e das primeiras coisas dos Pantera, mas mais pesados”, vão editar o seu single de estreia a 2 de Maio.

Phil Demmel, o ex-guitarrista dos MACHINE HEAD e VIO-LENCE, actualmente na banda de KERRY KING, o vocalista John Bush (dos ARMORED SAINT e ex-ANTHRAX), o baixista Jack Gibson (dos EXODUS), o guitarrista Mike Orlando (ex-ADRENALINE MOB) e o baterista Jason Bittner (dos OVERKILL e SHADOWS FALL) juntaram-se na criação de um-novo projecto, designado CATEGORY 7, têm estado a trabalhar num álbum de estreia, que vai ser editado pela Metal Blade Records durante o Verão.

As origens dos CATEGORY 7 remontam a discussões entre Demmel e Orlando sobre o seu desejo mútuo de formarem uma unidade gémea de hard rock feito com guitarras, que remonta a bandas dos anos 70, como THIN LIZZY. Bittner foi o próximo a participar da conversa, seguido por Gibson. Após comporem algumas músicas, os músicos perceberam que o único vocalista que encaixaria no conceito seria Bush.

Os riffs incríveis do Mike Orlando e do Phil Demmel tornaram muito fácil escrever letras para a música. A secção rítmica composta por Bittner e Gibson completou o som e a ligação entre todos parecia ter sido montada nas estrelas. Obviamente, o facto de todos sermos veteranos da cena metal tornou tudo muito mais fácil“, explica John Bush.

Em Agosto de 2023, Demmel falou detalhadamente sobre a nova banda numa entrevista, que pode ser ouvida na íntegra no player em cima. “Assim que as coisas começaram a acontecer depois da pandemia, os Overkill precisaram que lhes desse uma ajuda e fiz um único concerto com eles“, explicou Demmel sobre a ideia inicial para os CATEGORY 7.

Após tocarmos, fomos a um bar e encontrei por lá o Mike Orlando, o Corey Pierce, dos God Forbid, mais uma malta conhecida. Estávamos todos nos copos e, a dada altura, alguém sugeriu que devíamos fazer um projecto qualquer — e todos concordámos. Foi aí que plantámos a semente, por assim dizer, para isto que estamos a fazer agora

O músico continuou: “Entretanto voltei para a Costa Leste, mas eu e o Orlando reunimo-nos, fomos para a sala de ensaios, começámos a trocar ideias um com o outro e escolhemos, tipo, uma dúzia de riffs para o início do processo de composição. E sabem como é, o Mike é um guitarrista fenomenal, tem um estúdio e um ouvido mesmo muito bom, por isso começou a juntar as peças e percebemos que o que tínhamos em mãos era mesmo muito fixe, por isso começámos logo a pensar em bateristas, baixistas e vocalistas.

Phil Demmel descreve a direcção musical da nova banda como estando “na onda dos Van Halen e das primeiras coisas dos Pantera, mas mais pesado. Usamos aquele tipo de BPMs que nos fazem abanar a cabeça. Portanto, não só é diferente de tudo o que já fizemos individualmente como também não há ninguém a fazer este tipo de som agora.” Ainda segundo o guitarrista, o grupo já “escreveu cerca de dez temas” e John Bush gravou as linhas vocais “para sete delas“.

Mike Orlando é guitarrista e um dos membros fundadores do super grupo de hard rock ADRENALINE MOB. Phil Demmel deixou os MACHINE HEAD em 2018, depois de ter estado na banda durante quase 16 anos. Nesse período, ajudou a compor e a gravar cinco dos álbuns de estúdio do grupo: «Through The Ashes Of Empires» (2003), «The Blackening» (2007), «Unto The Locust» (2011), «Bloodstone & Diamonds» (2014) e «Catharsis» (2018).

Amplamente conhecido como o baterista dos SHADOWS FALL, Jason Bittner ganhou vários prémios, incluindo ‘melhor baterista de metal’ para a revista Modern Drummer em 2005 e 2006. Em 2014, juntou-se à banda aos FLOTSAM AND JETSAM e, mais recentemente, aos OVERKILL. Em 1996, com oito álbuns já no fundo de catálogo do grupo, Jack Gibson juntou-se aos EXODUS, com os quais permanece desde então.

John Bush, por seu lado, continua a gravar e fazer digressões com os ARMORED SAINT, que co-fundou em 1982. Entre 1992 e 2005, o cantor liderou os ANTHRAX, mas foi afastado quando o grupo se reuniu com Joey Belladonna para uma digressão de 20.º aniversário. Quando essa reunião entrou em colapso e o relacionamento se desintegrou com Dan Nelson, que ocupou temporariamente o lugar atrás do micro, Bush voltou por um tempo antes de Belladonna assumir novamente o cargo em 2010.