THE ATOMIC BITCHWAX

THE ATOMIC BITCHWAX, YAWNING MAN, KING BUFFALO e SLOMOSA com concertos em Lisboa e Porto

Fãs de stoner, doom e psicadelismo? Temos boas notícias!

Como se costuma dizer, não há fome que não dê em fartura — e é bem verdade. Muitas vezes injustamente ignorada pelos promotores e também pelo público nacional, a vertente mais lenta e sorumbática da música pesada tem sido quase sempre vista apenas como uma mera nota de rodapé no movimento underground, mas durante estes últimos anos a Garboyl Lives tem feito tudo o que está ao seu alcance para mudar esse paradigma.

A produtora responsável pelo SonicBlast Fest, anunciou agora vários espectáculos a decorrer em Outubro, trazendo a território português algumas das maiores digressões do stoner rock feito internacionalmente. Naquela que é uma programação de luxo para os apreciadores indefectíveis do género, contam-se concertos da digressão que junta os THE ATOMIC BITCHWAX aos YAWNING MAN e também da tour europeia dos KING BUFFALO com os SLOMOSA. As três datas acontecem entre os dias 8 e 13 de Outubro, no Hard Club, no Porto, e no RCA Club, em Lisboa. 

Veteranos do movimento stoner rock, os THE ATOMIC BITCHWAX inspiram-se na tradição proto-metal dos anos 60 e 70 e criam aquilo que só pode ser descrito como uma imponente celebração do riff. Chris Kosnik, Ed Mundell e Keith  Ackerman juntaram-se em meados dos 90s e o seu primeiro álbum homónimo, editado em 1999 com selo da respeitada TeePee Records, estabeleceu-os de imediato como um clássico stoner.

A formação actual, que vai subir ao palco do Hard Club no dia 8 de Outubro, é composta pelo baixista e vocalista Kosnik, pelo baterista Bob Pantella e pelo guitarrista Garrett Sweeny na guitarra. A acompanhá-los nesta digressão estão os YAWNING MAN, outra banda com enorme prestígio na comunidade da música pesada, fundamental no desenvolvimento dos subgéneros desert e stoner rock.


Os norte-americanos KING BUFFALO são um power trio formado pelo vocalista/guitarrista Sean McVay, pelo baixista Dan Reynolds e pelo baterista Scott Donaldson. Desde a sua formação em 2013, a autoproclamada banda de heavy psych fez o seu nome apoiada em quatro EPs, quatro LPs e digressões internacionais à escala planetária com nomes como ClutchAll Them WitchesUncle Acid & The DeadbeatsThe Sword e Elder, entre muitos outros. Apresentam-se agora em Lisboa e no Porto, nos dias 12 e 13 de Outubro, respectivamente, e trazem na bagagem o mais recente disco de estúdio, intitulado «Regenerator», que faz parte da Pandemic Trilogy. A acompanhá-los vão ter os muito aplaudidos SLOMOSA, banda emergente de Bergen, na Noruega, que se descreve como “rock do deserto de um país frio”. O seu disco de estreia, altamente conceituado junto do público e da crítica, trará um sorriso ao rosto de todos os fãs de stoner, desert e heavy rock. Os bilhetes para estes espetáculos, e também para o SonicBlast Fest, encontram-se disponíveis aqui.