STONED JESUS

STONED JESUS: Retornam a Portugal para uma data-dupla em 2024

A celebrar quinze anos de uma carreira brilhante, os STONED JESUS regressam a Portugal com os temas mais emblemáticos de uma carreira sempre em crescendo.

Em 2024, ano em que celebram quinze anos de uma brilhante carreira sempre em crescendo, os ucranianos STONED JESUS vão fazer-se à estrada para uma digressão que os traz de regresso a Portugal para dois espetáculos em nome próprio, agendados para os dias 21 e 22 de Abril, no Hard Club e no LAV – Lisboa ao Vivo, no Porto e em Lisboa, respetivamente.

Na bagagem, o trio traz uma colecção de temas incontornáveis sacados a um fundo de catálogo que se tem revelado intocável, e os viu transformaram-se paulatinamente num dos nomes mais reverenciados no espectro do stoner rock contemporâneo. Não menos aplaudidos ou elogiados, os franceses MARS RED SKY asseguram as primeiras partes desta tour com o seu psicadelismo bem pesado e atmosférico.

Os STONED JESUS fizeram o seu primeiro ensaio desde a invasão russa a meio de Julho de 2022. Esse momento, que a banda descreveu como “surreal” – justificadamente, uma vez que aquilo que era um ritual regular foi tornado impossível pela guerra –, foi registado nas suas redes sociais. Nos rostos de Igor Sydorenko, Sergii Sliusar e Dmytro Zinchenko, estava estampado um enorme sorriso de desafio e satisfação a provar que, independente de todo o caos e destruição sem sentido que assolam a sua terra natal, o trio tinha conseguido finalmente retomar a sua carreira.

Alguém consegue acreditar que já passaram quinze anos desde que criámos os STONED JESUS?”, comentam os músicos. “Estamos muito entusiasmados por estar de volta à estrada para celebrar esta data impressionante com uma série de espetáculos em 2024 – e vamos ter um alinhamento composto pelos nossos maiores sucessos para todos vocês! Além disso, é incrível termos os nossos amigos dos Mars Red Sky a bordo também, já fizemos digressões com eles e estamos ansiosos para repetir a experiência. Vemos-vos a todos na estrada!“.

Desde 2009, os STONED JESUS têm servido como uma das principais forças do rock pesado saído da Ucrânia. Sydorenko, um veterano da cena musical local, formou a banda depois de tropeçar em alguns riffs bem pesados e raivosos, que se transformaram num tema intitulado «Occult». Desde então, o grupo não mais olhou para trás, gravando uma sequência de cinco álbuns irrepreensíveis e espalhando a sua própria interpretação do que pode efectivamente ser a música pesada, ousada e oscilante, pelos quatro cantos do mundo. Com quase 500 concertos nos ombros, já dividiram palcos com nomes tão diversos como Black Sabbath, The Prodigy ou Slayer – e, em 2018, atuaram como suporte direto aos lendários Deep Purple na sua cidade natal de Kiev.

Influenciados por bandas como Sonic Youth, The Jesus Lizard ou My Bloody Valentine, os MARS RED SKY são oriundos da cidade francesa de Bordéus e, quando deram os primeiros passos em 2007, não tinham a menor ideia de que estavam prestes a transformar-se numa pedra basilar do movimento stoner rock psicadélico. Livres de qualquer consideração estanque de género musical, os músicos inspiraram-se na literatura de ficção científica e construíram o seu próprio estilo, que se apoia na voz etérea e melódica de Julien Pras a brilhar por entre ritmos densos e complexos. Quase cinematográfica, a música que fazem tem um sabor peculiar e único, bem espelhado no seu mais recente álbum de estúdio, intitulado «Dawn Of The Dusk».

Os bilhetes para o concerto custam 25€, já à venda nos locais habituais.