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SOUNDGARDEN: «Louder Than Love», o disco que impulsionou o grunge e inspirou o riff da «Enter Sandman»

Editado a 5 de Setembro de 1989, o «Louder Than Love», dos SOUNDGARDEN, é celebrado como um dos discos mais influentes da sua geração.

Facto: os SOUNDGARDEN criaram as regras para o grunge com a sua espantosa estreia de 1988, «Ultramega OK». No entanto, foi com lançamento do segundo álbum, «Louder Than Love», que o quarteto de Seattle iniciou a notável metamorfose que os transformaria em ícones do rock de pleno direito durante os anos seguintes.

Dois dos outros pontas de lança da cena local, os Nirvana e os Mudhoney, lançaram os seus álbuns de estreia através do selo local Sub Pop em 1989, mas a banda liderada por Chris Cornell – cuja estreia tinha sido editada pelo selo californiano SST, de Greg Ginn, dos Black Flag – foi efectivamente a primeira da sua geração a associar-se a uma grande editora.

Para a gravação do segundo longa-duração, a gigantesca A&M decidiu juntá-los a Terry Date, produtor com um background ligado ao prog rock e ao heavy metal, tendo trabalhado anteriormente com os Dream Theater e os Metal Church – e que, uns anos mais tarde, produziria também «Apple», o álbum de estreia dos Mother Love Bone. Com um orçamento consideravelmente maior à disposição e também a oportunidade de fazerem um disco formidável em cima da mesa, os músicos estavam mais do que à altura do desafio e, com o «Louder Than Love», provaram que tinham o mérito mais que necessário para competirem a nível global.

Com o seu timbre muito próprio e uma postura gigantesca em palco, Cornell começava a afirmar-se paulatinamente como uma verdadeira estrela do rock, enquanto os riffs abrasivos do guitarrista Kim Thayil, claramente discípulo da cartilha estabelecida pelo influente Tony Iommi com os Black Sabbath, faziam de temas como «Ugly Truth» e «Hands All Over» verdadeiros hinos para uma nova geração à beira da ruptura.

Apoiados numa secção rítmica incrivelmente sólida, composta pelo baterista Matt Cameron e pelo baixista Hiro Yamamoto, os músicos podiam dar-se ao luxo de explorar desde descargas rock implacavelmente pesadas – como são o caso de «No Wrong, No Right» e «Uncovered» – até ao hardcore ao estilo Dead Kennedys de «Full On Kevin’s Mom»,passando por uma inspirada paródia ao glam metal chamada «Big Dumb Sex» (de que, mais tarde, os Guns N’ Roses fariam uma versão no álbum «The Spaghetti Incident») – ou por arranjos mais intrincados, como os que se ouvem em «Get On The Snake» ou na desorientadora «Gun».

Apesar da relativa estranheza, tanto os críticos como os pares da banda aprovaram de forma quase consesual os avanços que os SOUNDGARDEN levaram a cabo no seu segundo álbum. Notando o brilho denso e metálico dos temas, a Rolling Stone comentou que as canções eram “magras, más e combativas” e que “o Chris Cornell tem o tipo de voz elevada e musculada com que o Ian Astbury só pode sonhar“.

Por seu lado, Kirk Hammett, o guitarrista dos Metallica e um fã de longa data do grupo de Seattle, também foi conquistado pelo poder do disco, confessando mesmo que estava “a tentar capturar a atitude dos riffs enormes e pesados dos Soundgardenquando escreveu o riff principal da incontornável «Enter Sandman», dos Metallica. “É engraçado porque foi uma coisa mesmo muito específica”, disse Hammett em entrevista à CBS News.

Eram duas ou três da manhã e eu estava a ouvir o «Louder Than Love», o álbum dos Soundgarden. Isso aconteceu numa altura em que eles ainda eram um pouco underground… Adoro esse disco; é um óptimo álbum. E quando o ouvi, senti-me inspirado e peguei na minha guitarra. O riff da «Enter Sandman» surgiu nesse momento.

Além dos elogios, o «Louder Than Love» proporcionou também aos SOUNDGARDEN um importante avanço a nível comercial quando, após o lançamento a 5 de Setembro de 1989, entrou directamente para o Top 100 da Billboard 200 – o que, para o bem e para o mal, mostrou à indústria discográfica o alcance do som de Seattle.