Um quarto de século após a edição do marcante «Slipknot», recordamos os primeiros passos da famosa banda do Iowa.
Liderados por Corey Taylor, os SLIPKNOT são um dos nomes mais icónicos e bem sucedidos da vaga de metal que, durante a segunda metade da década de 90, tomou de assalto o cenário da música pesada. Surgidos no final do séc. XX a partir de Des Moines, os nove mascarados estabeleceram-se rapidamente como uma das propostas mais enigmáticas e provocadoras da era moderna da música extrema.
Ao longo das últimas décadas cresceram, transformaram-se num autêntico fenómeno de popularidade à escala mundial e extrapolaram quaisquer rótulos estanques. Pelo caminho, foram nomeados para dez Grammy Awards (vencendo o galardão em 2006 com «Before I Forget»), já arrecadaram 13 discos de platina e 44 de ouro e contam mais de 3 biliões de visualizações do YouTube até ao momento.
Nem sempre foi assim como sabemos e, no ano em que os SLIPKNOT celebram o 25.º aniversário do seu álbum de estreia homónimo, recuperamos esta colecção de filmes caseiros, apropriadamente intitulada «Welcome To Our Neighbourhood», que foi disponibilizada originalmente em Novembro de 1999 e apresenta gravações caseiras durante os primórdios da famosa banda do Iowa.
Quem tem a edição em VHS ou o DVD, sabe o que esperar: entrevistas, prestações ao vivo de «Wait And Bleed», «Surfacing» e «Scissors», e muitas outras pérolas que nos conseguem levar a uma época em que os músicos ainda não se tinham feito o fenómeno de popularidade que são hoje.
Recorde-se que os SLIPKNOT vão ser cabeças de cartaz do EVILLIVƎ FESTIVAL, que decorre nos dias 27, 28 e 29 de Junho. Pela primeira vez ao ar livre, o festival promete transformar o emblemático Estádio do Restelo num autêntico santuário, onde fãs de todo o mundo se reunirão para celebrar o poder e a diversidade da música pesada.
Formados corria o ano de 1995 em Des Moines, no Iowa, os SLIPKNOT são muito mais do que uma banda de metal: representam uma força cultural que já transcendeu gerações, redefinindo o som e a estética do género. Com as suas máscaras icónicas e uma formação composta por nove músicos, o coletivo é conhecido por protagonizar atuações que são, ao mesmo tempo, caóticas, intensas e inesquecíveis.
O álbum homónimo de estreia, de 1999, deu início a uma ascensão meteórica, com o «Iowa», lançado apenas dois anos depois, a consolidar a sua posição como uma das bandas mais impactantes e inovadoras da música pesada. Ao longo de sete álbuns de estúdio, incluindo os mais recentes «We Are Not Your Kind» e «The End, So Far», de 2019 e 2022, os SLIPKNOT mantiveram-se resilientes, superando tragédias pessoais e mudanças na formação, sem nunca comprometerem a sua visão artística.
Os bilhetes para o EVILLIVE FESTIVAL continuam à venda, com o Passe de 3 dias ao preço de 169€ e o Passe de 2 dias (28 e 29 de junho) por 139€.
