O registo integral da actuação dos SLIPKNOT no Rock Am Ring — leia-se, uma antevisão sonora e visual, da noite de celebração, ruído e comunhão que se espera de COREY TAYLOR e companhia quando chegarem a Lisboa no final deste mês.
O regresso dos norte-americanos SLIPKNOT a Portugal está marcado para o final deste mês, para uma actuação na primeira edição ao ar livre do EVILLIVƎ FESTIVAL, que decorre nos dias 27, 28 e 29 de Junho, no Estádio do Restelo, em Lisboa. Com a antecipação a aumentar a cada dia que passa, a banda deu início ao seu mais recente périplo europeu no passado fim de semana, assinando uma actuação electrizante no Rock Am Ring, em Nürburg, na Alemanha.
O vídeo pro-shot, que podes ver no player em baixo, inclui o concerto na íntegra e capta na perfeição a intensidade visual e sonora da performance do grupo de mascarados de Des Moines, no Iowa. Com um alinhamento que percorreu os seus clássicos — «(sic)», «People = Shit», «Gematria (The Killing Name)», «Wait And Bleed«, «Nero Forte», «Psychosocial», «The Devil In I», «Duality», «Spit It Out», «Surfacing» ou «Scissors» — os SLIPKNOT confirmaram a faceta feroz que continua a caracterizá-los e acabou por marcar de forma indelével a edição de 2025 do festival germânico.
Como podes comprovar no vídeo, os fãs mantiveram-se ligados aos SLIPKNOT durante toda a actuação, numa sequência de energia pura e inadulterada, onde a fusão entre teatralidade e brutalidade sonora reforçou uma vez mais a impressionante coesão do colectivo. E sim, mesmo que em antecipação, feitas as contas, esta actuação traduziu de uma forma inegável o mote do EVILLIVƎ: oferecer aos fãs uma experiência marcante, em cada acorde e cada movimento de palco.
Apesar da ausência de Shawn “Clown” Crahan, o carismático percussionista fundador deos SLIPKNOT , a banda não descurou a sua entrega, com o vocalista Corey Taylor a abordar a multidão de 90 mil pessoas e a justificar a ausência do colega por motivos familiares. “Antes de mais”, disse, vinte minutos depois do início do concerto, “obviamente podem ver que nos falta um dos nossos irmãos. Infelizmente, o Clown não pôde estar aqui, está em casa a cuidar da família. Ele queria muito estar aqui, mas manda o seu amor, bem alto, da América”. O público respondeu de imediato com um coro de aplausos.
Mais à frente, Taylor evocou a longa história do grupo com o festival e com o público alemão: “Há vinte e seis anos, fomos abençoados por poder tocar neste festival pela primeira vez e, porra, sempre que voltámos ao vosso país, tudo fica melhor e melhor. Nunca se esqueceram de nós, nós nunca nos esquecemos de vocês. Amamos-vos, muito obrigado!”.
Após terem estado pela última vez em Portugal há dois anos, na edição inaugural do EVILLIVƎ FESTIVAL (então realizado na Meo Arena), os SLIPKNOT vão estrear-se no Restelo para consolidarem a sua forte ligação com o público nacional. Como é fácil de prever, o repertório do Rock Am Ring pode antecipar o que será tocado em Lisboa dentro de três semanas: a energia catártica dos hits, cruzada com os momentos mais pesados e interpretações encorpadas de temas seleccionados dos discos mais recentes, como são os casos de «Unsainted» ou «Nero Forte», num testemunho de como os SLIPKNOT sabem equilibrar tradição e renovação num mesmo prisma sonoro.
Com um total de 17 bandas confirmadas, o festival apresenta um alinhamento de luxo: SLIPKNOT, KORN, JUDAS PRIEST, TILL LINDEMANN, FALLING IN REVERSE, TRIPTYKON, OPETH, MUNICIPAL WASTE, JINGER, DEATH ANGEL, EAGLES OF DEATH METAL, CROSSFAITH, SEVEN HOURS AFTER VIOLET, GAEREA, R.A.M.P. e FAEMINE. Uma verdadeira celebração da diversidade do metal e das suas múltiplas vertentes — do thrash ao doom e black metal, passando ainda pelo industrial, o metalcore e o crossover, até aos contornos mais experimentais e contemporâneos da música extrema.
Ao longo de três dias, o EVILLIVƎ FESTIVAL propõe-se não só a celebrar a intensidade do som, mas também a promover uma comunhão intergeracional, onde veteranos e novos exploradores do metal encontrarão espaço para se cruzar, conviver e vibrar em uníssono. Mais do que um festival, trata-se de um verdadeiro culto ao poder transformador da música pesada, num cenário icónico como o Estádio do Restelo — local habitualmente reservado ao futebol, mas que, em Junho, será palco de uma tempestade sonora sem precedentes.
Os bilhetes para o EVILLIVƎ FESTIVAL continuam disponíveis em evillive.rocks, com o passe geral de três dias à venda por 169€ e o passe de dois dias (28 e 29 de junho) por 139€. Os portões abrem no dia 27 de Junho, marcando o início de três dias que prometem ficar para sempre gravados na memória colectiva dos fãs de metal em Portugal.
