SLIPKNOT

SLIPKNOT: Vídeos nunca vistos — captados em 2004! —  mostram JOEY JORDISON no seu melhor [streaming]

Além de uma homenagem ao génio de JOEY JORDISON, estas imagens são também uma cápsula do tempo que permite aos fãs reviverem a energia crua e a intensidade que fizeram dos SLIPKNOT uma das bandas mais influentes do metal moderno.

Para gáudio dos fãs dos SLIPKNOT e da música extrema em geral, veio recentemente à tona uma peça única da história da banda de Des Moines: um vídeo com 54 minutos de filmagens inéditas do lendário Joey Jordison, captadas em 2024, durante a Subliminal Verses World Tour. Disponibilizado pelo cineasta (e fotógrafo premiado) Fran Strine, este registo, que pode ser visto no player em baixo, não só sublinha uma vez mais a mestria técnica do baterista, mas também transporta os espectadores para o coração da época de ouro dos SLIPKNOT.

Fran Strine, responsável pela publicação do vídeo, descreve-o como “uma oportunidade rara de espreitar os bastidores de uma das bandas mais icónicas do metal durante o seu auge”. O vídeo oferece não apenas a performance visceral de Jordison, mas também momentos de bastidores com os outros elementos da banda, incluindo Corey Taylor, Shawn Crahan, Jim Root, Mick Thomson e o também falecido Paul Gray.

A Subliminal Verses World Tour começou a 30 de Março de 2004 e prolongou-se até 15 de Novembro de 2005, marcando uma fase decisiva para o colectivo do Iowa. Os SLIPKNOT estavam na sua máxima força, a promover o terceiro álbum de estúdio, «Vol. 3: (The Subliminal Verses)», que os mostrou a explorarem uma sonoridade mais diversificada sem abdicarem da agressividade que os caracteriza. Infelizmente, este período de glória seria seguido por desafios pessoais e mudanças na formação e Jordison contribuiu para apenas mais um álbum, «All Hope Is Gone», de 2008.

Joey Jordison, ex-baterista e membro fundador dos SLIPKNOT, faleceu no dia 26 de Julho de 2021, aos 46 anos. Num comunicado, a família revelou que o músico faleceu pacificamente enquanto dormia, mas não especificou a causa da sua morte. Nascido a 26 de Abril de 1975, em Des Moines, no Iowa, Nathan Jonas “Joey” Jordison começou por tocar em bandas locais como os death metallers MODIFIDIOUS e os THE HAVE NOTS, antes de se juntar aos jovens metalheads THE PALE ONES, que mudariam de nome para MELD e, posteriormente, por sugestão do próprio Joey, para SLIPKNOT corria o ano de 1995.

Em poucos anos, a formação do colectivo de Des Moines expandiu-se para nove membros e, já depois de um lançamento auto financiado e de ter assinado contrato com a Roadrunner, o álbum homónimo de estreia do grupo, editado em 1999, atingiu finalmente a marca de dupla platina graças às digressões constantes e aos explosivos espectáculos ao vivo no Ozzfest. A década seguinte foi de crescimento exponencial, com a banda, apoiada em álbuns de enorme sucesso como «Iowa», «Vol. 3: The Subliminal Verses» e «All Hope Is Gone», a afirmar-se como um dos grandes fenómenos de popularidade saídos do movimento nu-metal.

Comprovadamente uma das peças fulcrais do projecto, tendo sido responsável e co autor de alguns dos seus temas mais conhecidos, o baterista acabaria por ser afastado da banda a 12 de Dezembro de 2013, com os SLIPKNOT a anunciarem através do seu site oficial que Jordison tinha deixado a banda, citando “razões pessoais“. Em resposta, o músico divulgou também um comunicado esclarecendo que tinha sido, de facto, despedido e afirmando que o grupo tinha sido a sua vida nos últimos 18 anos e que “nunca o abandonaria, nem aos meus fãs“.

Provas faltassem da grandeza de espírito de Jordison, aqui ficam mais algumas… Além de ter ajudado a criar os SLIPKNOT e os VIMIC, o prolífico músico tocou guitarra nos MURDERDOLLS e bateria com os SCAR THE MARTYR, além de ter feito participações especiais em gravações de OTEP, NECROPHAGIA, SATYRICON e ROB ZOMBIE.

Em 2005, foi uma dos responsáveis pela criação de vários super grupos para o projecto ‘Roadrunner United’, que comemorou o 25º aniversário da Roadrunner Records. A 20 de Maio de 2016, o músico anunciaria a criação do supergrupo de metal extremo SINSAENUM, ao lado de elementos dos MAYHEM e dos DRAGONFORCE, com os quais gravou três EPs e os álbuns «Echoes Of The Tortured» e «Repulsion For Humanity», editados em 2016 e 2018, respectivamente.