SLIPKNOT

SLIPKNOT @ EVIL LIVE FESTIVAL | 29.06.2023 [reportagem + alinhamento]

Frente a uma plateia totalmente rendida, os SLIPKNOT subiram ao palco da Altice Arena e revelaram um fulgor impressionante.

O último mês foi repleto de reviravoltas no maravilhoso mundo dos SLIPKNOT. Da ausência, regresso e ausência do percussionista “Clown” à saída repentina do membro de longa data Craig Jones, passando edição surpresa de um novo EP, tem sido difícil acompanhar todos os desenvolvimentos registados pelos lados de Des Moines. A 7 de Junho último, um dia vai ficar para sempre marcado como muito estranho no percurso do colectivo, M. Shawn Crahan anunciou que ia tirar uma licença indefinida dos concertos, para ficar em casa com a sua esposa, que está doente.

Escassas horas depois, anunciaram nas suas redes sociais que o programador Craig Jones tinha saído do grupo. De seguida, apagaram essas publicações e postaram’ uma foto de um novo membro, que ainda ninguém sabe muito bem quem é. A intriga não parou por aí, no entanto. No dia seguinte, 8 de Junho, divulgaram um pequeno teaser no Instagram que antecipou a chegada surpresa, a 9 de Junho, de um novo EP de seis temas, intitulado «Adderall». Entretanto, os músicos já se tinham feito à estrada na Europa e dado início ao périplo que os trouxe hoje de regresso a Lisboa, para encabeçarem a apoteótica segunda noite do EVIL LIVE FESTIVAL.

Mesmo com dois membros de longa data ausentes, e com um indivíduo mascarado não identificado no lugar de Jones, the show must go on, os oito músicos que restam continuam na estrada e subiram ao palco da Altice Arena revelando um fulgor impressionante.

Com muito mais público presente na sala do que na noite anterior, que nos trouxe de volta as lendas PANTERA, os SLIPKNOT subiram ao palco passavam escassos minutos das 23:15 e, já na sequência de actuações em crescendo de intensidade dos THE VOYNICH CODE, BLIND CHANNEL, FEVER 333 e PAPA ROACH, elevaram a tensão na sala a níveis ainda não registados até ali no evento que terminou já perto da 01:00 de sexta-feira. À saída, a acelerar o passo para conseguir apanhar o último Metro, é quase impossível não filosofar mentalmente sobre o que é hoje esta banda: uma máquina demolidora que não deixa pedra sobre pedra por onde passa.

Como que a contornar as probabilidades, dois anos após terem assinado um concerto arrebatador nesta mesma sala, na edição de 2019 do VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL, foram um pouco ainda mais além nos níveis de intensidade e mostraram que, apesar de toda a turbulência, continuam inabaláveis. Para isso muito contribuiu, claro, um alinhamento épico de 16 canções, recheado de clássicos e com algumas surpresas mais rebuscadas para agradarem aos fãs mais devotos.

Já após se ter ouvido a «Prelude 3.0», em versão pré-gravada a servir de intro, é precisamente com um desses deep cuts, seguido do single principal de «The End, So Far», que os oito músicos surgem em palco a correr das laterais, atacando uma inteligente dobradinha feita de «The Blister Exists» e «The Dying Song (Time to Sing)». Pois é, o bom do Corey Taylor ainda nem abriu a boca, não deu a sua opinião em relação a nada, e já tem a Altice Arena totalmente na mão.

O ímpeto não diminui por um momento, ouvem-se a «Yen», que só estrearam ao vivo nestas datas europeias, a pegajosa «Psychosocial» e, para terminar a sequência, a «The Devil In I», do «.5: The Gray Chapter», de 2014.

É mais ou menos neste momento que se torna óbvio que qualquer pessoa que já tenha assistido a um concerto dos SLIPKNOT sabe exactamente o que esperar quando vai vê-los – aliás, nunca podemos esquecer que esta foi a banda que popularizou a manobra de sentar plateias inteiras para um salto sincronizado, que muitos outros músicos mais normie adoptaram também nos últimos anos. E sim, claro, também aconteceu esta noite, proporcionando um efeito visual, e catártico, que nunca perde a sua graça.

De resto, é o caos visual a que já nos habituaram, com o Tortilla Man a bater no seu barril de aço, o Sid Wilson a fazer o que quer que seja que faz atrás dos decks quando não está a pular em todas as direcções pelo palco, o Alessandro Venturella muito sólido no baixo e, claro, a máscara com as cavilhas do Craig Jones ausente, substituida por mais uma figura sinistra, que foi disparando os samples de forma metódica durante toda a actuação.

É tudo fogo e frenesim enquanto a banda toca hinos massivos como «The Heretic Anthem», «Eyeless» e «Wait And Bleed» e temas menos rodados como «Unsainted», «Snuff» e «Purity», enquanto conseguem incitar alguns dos pits mais intensos do fim de semana. No centro do palco, numa plataforma elevada, está o portento que é o Jay Weinberg sentado atrás do kit de bateria, um verdadeiro espectáculo dentro do próprio espectáculo, mais não fosse pela força e intenção que emprega na tarola, tanto nos grooves como nos blastbeats cirúrgicos.

Apoiados num som geral mais potente e equilibrado que no primeiro dia do festival, por esta altura os oito SLIPKNOT movem-se já como um rolo compressor. As guitarras de Mick Thompson e Jim Root soam monstruosas, trituradoras, e o destemido Corey Taylor dispara as suas letras de forma beligerante, mas com uma precisão genuinamente impressionante – tendo em conta que já anda a fazer isto há mais de duas décadas, não há como não dar-lhe kudos por isso.

Resultado, entre colunas de fogo e petardos, esta gente dificilmente está a jogar fora o livro de regras, mas nem essa familiaridade consegue diminuir o quão emocionante a banda é, a disparar em todos os cilindros no dia em que o LP homónimo fez 24 anos. E é também aqui que estes músicos brilham, mostrando que uma pessoa até pode saber o que está para vir, mas isso não tem necessariamente de significar que eles estejam “encostados” ou, pior, a mover-se ao sabor das tendências.

Neste caso em particular, após digerida a sequência final feita de «People = Shit», «Surfacing», «Duality» e «Spit It Out» (com direito a salto sincronizado), não é preciso fazer grandes contas de cabeça para saber que não é só o favoritismo, é a revelação de que, um quarto de século depois de se terem infiltrado no mainstream, os SLIPKNOT estão feitos iconoclastas intergeracionais da música pesada.

SLIPKNOT @ EVIL LIVE FESTIVAL
29.06. 2023 | Altice Arena, Lisboa

Prelude 3.0 | 01. The Blister Exists | 02. The Dying Song (Time to Sing) | 03. Liberate | 04. Yen | 05. Psychosocial | 06. The Devil in I | 07. The Heretic Anthem | 08. Eyeless | 09. Wait and Bleed | 10. Unsainted | 11. Snuff | 12. Purity | (515) | 13. People = Shit | 14. Surfacing | 15. Duality | 16. Spit It Out | ‘Til We Die