slash

SLASH: Youtuber mostra como soa, de facto, o famoso solo do ‘clip’ da «November Rain» [vídeo]

E se o mais icónico solo de SLASH tivesse sido, efectivamente, gravado no olho da tempestade?

O solo de guitarra de SLASH na «November Rain» é considerado por muitos fãs e críticos como um dos melhores de sempre da história do rock e contribuiu significativamente para a popularidade da canção. Isto já para não dizer que ajudou, e de que maneira, o Sr. Saul Hudson a ser reconhecido como um dos guitarristas mais talentosos e reconhecíveis da sua geração. Naturalmente, continua ser também um dos grandes destaque das actuações ao vivo dos GUNS N’ ROSES, que — por esta altura — a incluíram nos alinhamentos dos seus concertos mais de 780 vezes.

O tema foi originalmente editado em 1992, como parte do álbum «Use Your Illusion I», depois mereceu destaque como single e o vídeo-clip que inspirou é famoso pela grandiosidade. Com quase nove minutos de duração e uma produção digna de Hollywood, o clip — inspirado no conto “Without You”, da autoria Del James — contou com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de dólares e valeu aos roqueiros de Los Angeles um MTV Video Music Award na categoria de Melhor Cinematografia. Em 2023, transformou-se no primeiro vídeo-clip de rock a atingir dois mil milhões de visualizações no YouTube, com a impressionante marca a ser atingida pouco mais de 13 anos desde foi carregado na plataforma de streaming em 2009.

O vídeo-clip, protagonizado pelo cantor Axl Rose e pela sua então namorada, a super modelo Stephanie Seymour, inclui várias cenas num casamento e o icónico solo de guitarra de SLASH acaba por ser um dos momentos mais intensos, com uma eminente tempestade a adicionar um elemento muito dramático aos procedimentos. A cena é amplamente recordada pela imagem do guitarrista a dedilhar a sua icónica Les Paul, com o cabelo a esvoaçar e aquela postura de guitar hero que tão bem lhe assenta.

Uma vez mais a provar que, na internet, tudo é possível, o famoso ‘youtuber’ Lars Von Retriever deu-se ao trabalho de imaginar como soaria esse solo se tivesse sido gravado realmente naquelas condições… Como se pode conferir em baixo, o resultado soa bem diferente daquele a que estamos habituados.