“Para mim, esse tema marcou um momento de mudança a nível musical, porque deu origem a um género e a um estilo de música que iluminou o mundo”, declara ROB HALFORD.
O lendário Rob Halford, vocalista dos JUDAS PRIEST, foi uma das personalidades convidadas pela equipa da revista Rolling Stone para escolher as 500 Melhores Canções de Todos os Tempos. Além do ‘Metal God’, participaram nesta eleição cerca de 250 artistas, jornalistas e figuras da indústria musical. Pois bem, o tema número 1 para o músico britânico é um dos maiores hinos do heavy metal e foi escrito e gravado por outra banda britânica gigante, BLACK SABBATH.
Isto porque a canção que Halford considera ser a melhor de todos os tempos é «Paranoid», o tema-título do segundo álbum da banda de Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, lançado em Setembro de 1970. “Para mim, esse tema marcou um momento de mudança a nível musical, porque deu origem a um género e a um estilo de música que iluminou o mundo. A «Paranoid» simplesmente descolou como um foguetão de heavy metal“, declarou Halford.
Lançado originalmente a 18 de Setembro de 1970 pela Vertigo no Reino Unido, o segundo álbum dos BLACK SABBATH é um dos mais importantes e influentes registos de heavy metal de todos os tempos. O disco foi produzido por Rodger Bain, nos Regent Sound e island Studios, ambos em Londres, no Reino Unido, entre os dias 16 e 21 de Junho de 1970.
Hoje sabemos que, apesar de ter chegado à posição cimeira da tabela de vendas britânica, o «Paranoid» não foi apenas o álbum mais popular do grupo formado por Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, mas também um dos melhores e mais influentes álbuns de heavy metal de todos os tempos.
Temas incontornáveis como «Paranoid», «War Pigs» e «Iron Man» não só conquistaram os tops norte- americanas como ainda se atreveram a refinar o som característico da banda e, se na estreia homónima, ainda havia secções que podiam ser confundidas com jams sem direcção, aqui todos os temas revelaram um foco bem definido.
Apoiados numa panóplia de riffs extremamente memoráveis — a maioria dos quais são hoje vistos como verdadeiros clássicos da música pesada — e bastardizados da tradição blues rock, os BLACK SABBATH criaram uma obra-prima que, mais de cinco décadas depois, continua a manter o mesmo impacto de quando foi editada.