Quantos quilómetros estarias disposto a fazer para ver a tua banda favorita ao vivo?

Um estudo revela quais as bandas que fazem os fãs de rock e metal viajarem mais longe.

Já viajaste propositadamente para ver uma das tuas bandas favoritas tocar ao vivo? Pois bem, um estudo da Price4Limo revela quais bandas que fazem os fãs de rock e de metal viajarem mais longe para verem ao vivo, assim como os métodos de transporte que estão dispostos a utilizar para chegarem a um dos seus concertos.

Para a pesquisa, a Price4Limo entrevistou 1.000 fãs de música sobre a distância que viajaram para assistir espectáculos e quanto dinheiro gastaram para ir. Depois, determinaram o número médio de horas que os fãs passaram a viajar de carro, avião e comboio. Para os fãs que viajam de avião, o estudo considerou três horas extras passadas no aeroporto e foram usadas velocidades médias de 72 km/h para os carros e 145 km/h para os comboios.

Os resultados mostram que os fãs de metal estão dispostos a percorrer a maior distância pelos SLAYER, com uma média de 250 quilómetros. Os fanáticos dos MEGADETH surgem logo atrás, dispostos a viajar uma distância média de 243 quilómetros e os dos SLIPKNOT ficaram em terceiro, com uma média de 217 quilómetros. Quanto aos fãs de rock, os PINK FLOYD são a banda pela qual as pessoas estão dispostas a percorrer a maior distância, com 216 quilómetros, depois os NIRVANA, com 214 quilómetros, no terceiro lugar, surgem os FLEETWOOD MAC, com 212 quilómetros.

Os dados são especialmente convincentes se tivermos em conta que, na altura em que este estudo foi realizado, muitos destes grupos já não estavam activos. Os SLAYER despediram-se dos fãs em 2019 (tendo anunciado um regresso aos palcos recentemente), Roger Waters e David Gilmour, dos PINK FLOYD, não tocam juntos há décadas, os NIRVANA acabaram com a morte de Kurt Cobain em 1994 e os FLEETWOOD MAC não dão um concerto desde 2019. Sendo assim, os MEGADETH e SLIPKNOT são mesmo os únicos desta lista que continuam a fazer digressões regulares.

Apesar das distâncias que estão dispostos a viajar para ver esses grupos em particular, as conclusões do estudo mostram que os fãs de rock e metal estão menos dispostos a viajar para ver um concerto do que os fãs de muitos outros géneros. Embora os fãs de indie rock representem a segunda maior percentagem de espectadores que viajam para ver concertos, os fãs de rock ficaram em 10.º e os fãs de metal em 16.º.

Podes ler o relatório completo no site oficial da Price4Limo.