Plexi Jim [1923 – 2012]

A história do “Father of Loud”, Jim Marshall, fundador da Marshall Amplification, é um autêntico conto de fadas do rock ‘n’ roll!

Nascido em Londres, a 29 de Julho de 1923, outro dos criadores criador do som do rock, foi um self-made man, bem ao jeito do american dream. “Nunca tive uma educação apropriada, pois passei muito tempo hospitalizado”, Jim teve uma infância sofrida, com a pobreza e diagnosticado com tuberculose óssea que o forçou a viver com a protecção, durante anos, de um invólucro de gesso. Assim, sem educação, começou a trabalhar aos 13 anos de idade, enquanto no tempo livre que possuía aprendeu sapateado, o que o conduziria ao mundo da música, como relembra: “«o líder de uma banda ouviu-me cantar e pediu-me uma audição“. Teve sucesso na audição e, aos 14 anos, começou a trabalhar seis noites por semana como vocalista de uma big band. E aí surgiu a bateria.

Em 1942, o baterista da banda foi chamado para o exército, para combater na 2ª GGM, e Jim Marshall foi quem ocupou o seu lugar. Com o ritmo como algo inato, foi-se destacando enquanto baterista até se tornar bastante procurado para actuações e mesmo para dar aulas. Em breve tinha uma autêntica legião de 65 alunos. Consigo deram os primeiros passos nomes que se tornaram lendas, como Mitch Mitchell, que tocou com Jimi Hendrix, ou Micky Waller, que se destacou no Jeff Beck Group. Ali, o mundo da guitarra começava a manifestar-se na vida de Jim Marshall…

Algo que começou a tornar-se mais decisivo quando Jim abriu uma loja de baterias. Como recordou, “os bateristas costumavam aparecer acompanhados das suas bandas, foi assim que conheci guitarristas como o Pete (Townshend) ou o Ritchie (Blackmore), que insistiam para que tivesse em armazém guitarras e amplificadores, até que decidi experimentar fazê-lo“. Negociando também equipamento de guitarra, rapidamente percebeu que todos os guitarristas procuravam algo que não conseguiam encontrar. “Escutar o que diziam deu-me uma ideia muito clara daquilo que desejavam. Então, decidi juntar uma pequena equipa para construir um amplificador a válvulas com o som específico que os rapazes perseguiam“. Foi assim que, após várias tentativas, o primeiro Marshall de sempre, o JTM45, surgiu em 1962 e se tornou um sucesso imediato.

Podes ler o resto deste artigo na ROMA INVERSA.