ORANGE GOBLIN

ORANGE GOBLIN: Primeiro LP novo em seis anos a caminho, novo single disponível [streaming]

«Science, Not Fiction», o novo álbum dos ORANGE GOBLIN, vai ser lançado em Julho – já podes ouvir os dois primeiros temas de avanço, «(Not) Rocket Science» e «Cemetary Rats», em baixo.

Longa se tornava a espera, mas os roqueiros britânicos ORANGE GOBLIN anunciaram finalmente alguns detalhes daquele que será o seu primeiro LP em seis anos. Intitulado «Science, Not Fiction», o sucessor de «The Wolf Bites Back», de 2018, vai ser lançado pela Peaceville Records no dia 19 de julho e já está disponível para pré-encomenda. Agora, já na sequência de «(Not) Rocket Science», a banda “libertou” um segundo tema de avanço, intitulado «Cemetary Rats», que podes escutar no player em baixo.

É Metal que vocês querem? Então temos Metal para vocês!” exclama Ben Ward, o vocalista dos ORANGE GOBLIN. “A «Cemetary Rats» é um hino para todos os metaleiros e roqueiros, as crianças que a sociedade considera os ‘esquisitos e malucos’! Que se foda a sociedade! Esta é uma canção para todos aqueles que gostam de ir para o cemitério, ouvir metal e amar a vida como oprimidos! Isso é doom, thrash e punk, tudo num tema, como os poderosos Black Sabbath a colidir com a era clássica dos Celtic Frost. e dos Discharge! Somos o heavy metal underground, somos os CEMETARY RATS!”.

Recorde-se que, para assinalar o anúncio da chegada do novo álbum, a banda já tinha lançado também o primeiro single de avanço, um tema extremamente enérgico com a designação «(Not) Rocket Science». “Basicamente, a letra diz que a vida pode ser bastante simples e directa se pararmos de desperdiçar o nosso tempo e fizermos cada dia valer a pena”, explicou o vocalista Ben Ward quando o tema foi divulgado.

Estejam preparados para trabalhar duro, não esperem esmolas e, basicamente, tentem divertir-se ao longo do caminho. Quando o Chris criou a música, disse-me que precisava de algo que pudesse ser cantado ao estilo Bon Scott / Lemmy e, sei que sou bastante suspeito, mas acho que resultou muito bem.

«The Wolf Bites Back» marca o primeiro registo gravado pelos ORANGE GOBLIN com o baixista Harry Armstrong, ex-HANGNAIL, que se juntou à banda em 2020 após a saída de Martyn Millard. O disco foi gravado nos Woodworm Studios, em Oxfordshire, no Reino Unido, com o produtor Mike Exeter, famoso pelas suas colaborações com lendas como JUDAS PRIEST e BLACK SABBATH, com os quais ganhou um Grammy pelo seu trabalho em «13».

Este disco é uma continuação lógica do que temos feito, e isso acontece porque, quando nos sentamos para escrever, fazemos uma grande mistura de todas as nossas influências e artistas favoritos, e tentamos criar a banda perfeita que sempre quisemos ouvir”, explica Ward, o timoneiro dos ORANGE GOBLIN.

Este álbum é apenas mais realizado e maduro. Por esta altura, já não somos definitivamente miúdos e temos dez álbuns no currículo… Sinto que estamos mais profissionais no estúdio, sinto que somos músicos e compositores melhores, e agora, cuidando de mim mesmo, sinto que o meu desempenho também está melhor.

Os ORANGE GOBLIN estão actualmente em digressão no Japão, seguindo-se concertos na Austrália e na Nova Zelândia. Recentemente foram também confirmados como cabeças de cartaz da edição inaugural do Margate Rock Festival, que acontecerá no Dreamland, em Margate, no Reino Unido, a 26 de Outubro. Já podes conferir a capa e o alinhamento completo de «Science, Not Fiction» em baixo.

01. The Fire At The Centre Of The Earth Is Mine | 02. (Not) Rocket Science | 03. Ascend The Negative | 04. False Hope Diet | 05. Cemetary Rats | 06. The Fury Of A Patient Man | 07. Gemini (Twins Of Evil) | 08. The Justice Knife | 09. End Of Transmission | 10. Eye Of The Minotaur