EPICA

Seis anos após «Nephilim Grove», os pioneiros do doom/dark metal norte-americano NOVEMBERS DOOM anunciam um regresso ambicioso, e já há dois temas de avanço disponíveis para escuta.

Os norte-americanos NOVEMBERS DOOM anunciaram oficialmente o seu novo álbum, «Major Arcana», com data de lançamento marcada para 19 de Setembro através da Prophecy Productions. O aguardado regresso dos veteranos do doom/dark metal de Chicago acontece seis anos após a edição do aclamado «Nephilim Grove», de 2019, e surge com uma abordagem profundamente conceptual, inspirada pelos arcanos maiores do tarot e pelos mistérios da adivinhação.

O anúncio foi feito com a revelação do vídeo-clip oficial para o tema-título, «Major Arcana», que serve como porta de entrada para um disco que, segundo os NOVEMBERS DOOM, representa um novo salto artístico, sem renegar as raízes sombrias e melancólicas que definem o seu som desde os anos 90. “«Major Arcana» representa um crescimento significativo para nós, tanto musical como tematicamente”, afirma o vocalista Paul Kuhr.

“Desta vez, explorámos novas ideias e tentámos saír da nossa zona de conforto, mas mantendo-nos fiéis à identidade que construímos ao longo de tantos anos. Cada um de nós deu tudo de si para se desafiar como intérprete e compositor, e dificilmente poderíamos estar mais orgulhosos do que alcançámos com o álbum.”

Entretanto, os NOVEMBERS DOOM já revelaram também um novo single, intitulado «Mercy». Com uma sonoridade sombria e melancólica, o tema mergulha de cabeça nas profundezas emocionais daquilo que é a vulnerabilidade humana e antecipa um trabalho profundamente introspectivo por parte da veterana formação de Chicago.

Descrita como uma das faixas mais pessoais da carreira da banda, «Mercy» assume-se como um exercício de catarse emocional. Segundo o vocalista Paul Kuhr, o tema “destaca-se como a canção mais pessoal do novo disco“. O músico explica ainda a decisão de criar um vídeo com enfoque nas palavras: “Sentimos que um conceito visual centrado nas letras era a melhor abordagem para esta música.”

«Major Arcana» será o décimo segundo longa-duração de estúdio dos NOVEMBERS DOOM e, como é fácil de perceber, marca uma nova fase na carreira da banda. O conceito — assente nos significados simbólicos das cartas de tarot — é visível desde o design até às letras, que prometem mergulhar em temas como o destino, a transformação pessoal e a introspeção espiritual.

A variedade sonora também se destaca: desde os tons etéreo-melancólicos da faixa de abertura, «June», passando pela agressividade visceral de «Ravenous» e a densidade emocional de temas como «Mercy» e «Bleed Static», até à energia frenética de «The Fool» e «Dusking Day». O resultado, segundo os próprios NOVEMBERS DOOM explicam num comunicado, é “um álbum coeso, mas dinamicamente vasto, que cruza momentos de brutalidade com outros de grande delicadeza atmosférica“.

A produção esteve novamente a cargo do engenheiro Chris Djuricic, nos Belle Sound Studio, com Dan Swanö — figura lendária do death metal melódico sueco, conhecido pelo seu trabalho com os EDGE OF SANITY, NIGHTINGALE, OPETH e KATATONIA, entre muitos outros — a assumir as funções de mistura e masterização.

A acompanhar este novo lançamento, os NOVEMBERS DOOM anunciaram também uma reedição muito aguardada: o álbum clássico «The Pale Haunt Departure», editado originalmente em 2005, vai regressar numa edição especial de 20.º aniversário, com lançamento previsto para o dia 3 de Outubro de 2025. Pela primeira vez disponível em vinil, esta reedição será apresentada num artbook luxuoso, que incluirá sete faixas bónus exclusivas, imagens raras de arquivo e notas de estúdio e de contexto.

Segundo a Prophecy Productions, quem fizer a pré-encomenda conjunta dos dois discos — «Major Arcana» e «The Pale Haunt Departure» — receberá ambos em simultâneo no dia 19 de Setembro.

01. June | 02. Major Arcana | 03. Ravenous | 04. Mercy | 05. The Dance | 06. The Fool | 07. Bleed Static | 08. Chatter | 09. Dusking Day | 10. XXII