Como de costume, este ano os MOONSPELL também vão celebrar a “noite das bruxas” com pompa e circunstância.
Já há mais de duas décadas que os MOONSPELL são uma proposta incontornável nas celebrações do Halloween em Portugal e, em 2023, a banda liderada por Fernando Ribeiro vai celebrar novamente a “Noite Das Bruxas” com toda a pompa e circunstância num evento agendado para o dia 31 de Outubro na margem Sul do Tejo; mais concretamente, na Incrível Almadense, em Almada.
Quando ainda pouca gente celebrava esta festa pagã, os MOONSPELL foram pioneiros e colocaram na agenda da sua imensa alcateia de fãs a data de 31 de Outubro, como a celebração ritual da música e da imagem do gótico, no dia “em que as almas saem à rua“, para anunciar o Inverno. Vai daí, no início de Agosto, as redes sociais do grupo foram actualizadas com um pequeno teaser em vídeo que anunciava a data e a localização do espectáculo, com a legenda “SAVE THE DATE”. Confere a publicação original em baixo.
Halloween 2023
— Moonspell (@moonspell) August 9, 2023
🔥🔥🔥 pic.twitter.com/TLOtZbZPZ5
Sabe-se agora que, neste que será o 25.º aniversário dos seus concertos de Halloween, os MOONSPELL vão apresentar um alinhamento e produção exclusiva, com a primeira parte do espectáculo a cargo dos regressados THRAGEDIUM (que vão editar em breve, após vinte anos de silêncio editorial, o LP «Lisboa Depois De Morta» pela editora Alma Mater Records). Entretanto, os ingressos para o ‘Incrível Halloween’ já estão disponíveis através da Ticketline.
Recorde-se que, os MOONSPELL vão reeditar o álbum «The Antidote» em Setembro. Na sequência das reedições dos seus cinco primeiros discos, «Wolfheart», «Irreligous» (que comemorou 27 recentemente), «Sin/Pecado», «The Butterfly Effect» e «Darkness And Hope», chegou agora a vez do sexto álbum do colectivo liderado por Fernando Ribeiro receber o mesmo tratamento. Originalmente lançado através da Century Media Records a 29 de Setembro de 2003, o disco mostrou os músicos a enveredarem por uma sonoridade mais próxima do metal gótico que dominava a cena na época e acabou por ser largamente incompreendido por alguns fãs e pela imprensa quando foi lançado pela primeira vez.
“O «The Antidote» é um álbum do Moonspell que se desviou do caminho do metal sinfónico que estava na moda e dominava a cena na época“, pode ler-se no comunicado de imprensa que anuncia esta reedição. “Para celebrar adequadamente duas décadas de existência, o álbum será relançado pela Napalm Records em Setembro, sob licenciamento exclusivo da Century Media. Exactamente vinte anos após a sua edição original, os Moonspell trazem mais uma vez de volta o medo e a intimidação de um registo inspirado no que mais tememos: os nossos sonhos mais negros e as encruzilhadas mais sombrias. Um álbum tribal e ritualístico, desprovido da beleza plástica e comercial em que o metal gótico se transformou ao longo do caminho.“
Disponibilizado com o livro “Antidoto”, numa parceria com o escritor José Luís Peixoto, o disco vai ser reeditado nos formatos: CD, LP preto, LP azul (edição exclusiva da banda), CD Earbook limitado a 300 exemplares (sendo que esta edição contém o “Antidoto” em versão inglesa com tradução de Richard Zenith). A nova edição do «The Antidote» só vai ser editada oficialmente no dia 29 de Setembro pela Napalm Records em parceria com a Alma Mater Records, mas já está disponível para pré-encomenda através a loja virtual dos MOONSPELL.