Mais de quatro décadas depois, estas versões mais primitivas dos temas posteriormente incluídos no LP de estreia dos METALLICA continuam a ter um charme considerável.
Criados em 1981 pelo baterista Lars Ulrich e pelo guitarrista e vocalista James Hetfield, os METALLICA transformaram-se numa das mais influentes e comercialmente bem sucedidas bandas de rock/metal da história do género, tendo vendido mais 110 milhões de álbuns em todo o mundo enquanto tocam para milhões de fãs nos, literalmente, sete continentes. A banda conta já com uma série de álbuns de multi-platina no seu fundo de catálogo, incluindo o icónico «Metallica», de 1991, também conhecido como The Black Album, cujas vendas de mais de 17 milhões de cópias só nos Estados Unidos o tornam no disco mais vendido de sempre na história da Soundscan.
Ao longo de uma carreira a caminho das quatro décadas, o grupo, cuja formação fica hoje completa com o talento de Kirk Hammett na guitarra e Robert Trujillo, no baixo, recebeu uma miríade de elogios e de prémios, entre os quais se contam já nove Grammys, dois American Music Awards e diversos MTV Video Music Awards, tendo sido induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 2009.
Em Dezembro de 2013, os METALLICA fizeram história com um insólito concerto na Antártida, tornando-se na primeira banda a tocar nos sete continentes no espaço de apenas um ano. A proeza valeu-lhes um lugar no Guinness Book of World Records. No entanto, as coisas nem sempre foram “tão em grande” para os METALLICA, que tiveram um início tão modesto como muitas outras bandas que nunca atingiram um terço do seu sucesso.
Como habitual nos 80s, tudo começou com uma demo. Editada originalmente em cassete pela própria banda a 17 de Julho de 1982, a maqueta «No Life ‘Til Leather» marcou um inegável ponto de viragem na carreira dos então desconhecidos METALLICA.
Registada a 6 de Julho de 1982 no Chateau East Studio, em Tustin, na Califórnia, por um quarteto ainda composto por James Hetfield, Lars Ulrich, Dave Mustaine e Ron McGovney, a «No Life ‘Til Leather» tornou-se na mais amplamente divulgada demo do grupo, abrindo caminho para a gravação do álbum de estreia «Kill ‘Em All», logo no ano seguinte.
O alinhamento desta gravação é, de resto, composto essencialmente por versões iniciais de muitos dos temas que acabaram por aparecer no disco, ficando apenas de fora o famoso solo baixo do Sr. Cliff Burton, «(Anesthesia) Pulling Teeth», assim como «Whiplash», «No Remorse» e «The Four Horsemen».
O título da maqueta provém da primeira linha do tema «Hit The Lights»: “No life till leather / We are gonna kick some ass tonight / We got the metal madness / When our fans start screaming / Its right well alright / When we start to rock / We never want to stop again“.