METALLICA

METALLICA: Confirmados no TONS OF ROCK, vão andar na Europa em 2024

Numa rota com concertos e aparições em festivais, mas ainda com algumas datas livres pelo meio, será que os METALLICA conseguem encaixar o regresso a Portugal?

Já se sabia, mas a confirmação da presença dos METALLICA, hoje, mais cedo, no festival Tons Of Rock, na Noruega, deixou muita gente a olhar para as datas da M72 World Tour já confirmadas para 2024. Sendo que algumas das datas já eram conhecidas deste que o mais recente périplo do grupo pelo mundo foi anunciado originalmente, a entrada de mais uma data na lista, deixa-nos antever mais revelações para os próximos tempos.

O festival Tons Of Rock decorre entre os dias 26 e 29 de Junho, em Oslo e, naquela que será já a sua 10.ª edição, conta também com os Judas Priest, Tool, Opeth, Parkway Drive, Abbath (a tocar um alinhamento de temas dos Immortal), Rotting Christ, While She Sleeps, entre muitos outros.

Uma vista de olhos ao itinerário da M72 World Tour, no site oficial dos METALLICA, mostra que a banda só vai voltar à estrada a 24 e 26 de Maio, com dois concertos em Munique, na Alemanha, e passa depois por Milão, Itália, a 29 de Maio (no festival I-Days); Helsínquia, na Finlândia, a 7 e 9 de Junho; Copenhaga (Dinamarca) a 14 e 16 de Junho; Oslo (Noruega) a 26 de junho (no festival Tons Of Rock); e ainda Varsóvia (Polónia) a 5 e 7 de Julho.

A seguir às únicas anunciadas até agora para a Península Ibérica, no Estadio Cívitas Metropolitano, em Madrid, nos dias 12 e 14 de Julho, os METALLICA regressam então aos Estados Unidos, tendo concertos marcados em solo americano a partir de 2 de Agosto. Sendo que, de 14 de Julho e 2 de Agosto, há mais de quinze dias de intervalo e que a banda tem também “folgas” prolongadas entre as datas anunciadas, não será descabido achar que podem anunciar ainda mais presenças em festivais e, quem sabe, quiçá anunciar uma passagem por cá.

A M72 World Tour teve a sua noite inaugural no final de Abril deste ano, em Amesterdão, e tem levado a banda pelo mundo a tocar duas noites em todas as cidades que visita. Cada um dos denominados “No Repeat Weekend” apresenta dois alinhamentos totalmente diferentes, sem repetição de temas — “os METALLICA prometem a todos os fãs que comprarem um bilhete de dois dias que não vão ver a mesma música duas vezes, num total de mais de trinta canções dos mais de 40 anos de carreira da do grupo“, podia ler-se num comunicado quando a digressão foi originalmente anunciada.

Como o prometido é devido, é isso que têm andado a fazer (como documentam estes vídeos, captados nos ‘No Repeat Weekend’ já realizados até ao momento). A saber; Montreal, no Canadá, Arlington, Nova Jérsia, Los Angeles e Phoenix nos Estados Unidos, Gotemburgo, na Suécia, Castle Donington, no Reino Unido, Hamburgo, Paris e ainda em Amesterdão, onde a banda assinou dois concertos que provocaram falatório.

No dia 27 de Abril, os METALLICA deram início à rota de apoio ao seu mais recente álbum, «72 Seasons», numa jornada que vai estender-se também durante o próximo ano. Na Johan Cruijff Arena em Amesterdão, com os Architects e Mammoth WVH como bandas de “suporte”, a noite foi dos headliners, claro. O quarteto abriu a actuação com uma escolha um tanto ou quanto improvável, a instrumental «Orion», do «Master Of Puppets», que não servia como abertura de set desde 2011. A partir daí, lançaram-se uma lista de êxitos, temas pouco tocados e novas canções, incluindo as estreias ao vivo de «Screaming Suicide» e de «Sleepwalk My Life Away», de «72 Seasons».

Com o seu “novo e arrojado design de palco“, que traz de volta para o centro das atenções o famoso ‘Snake Pit’, os músicos voaram até Paris no fim-de-semana seguinte. A 17 de Maio, fizeram a primeira das duas actuações agendadas no Stade de France, e apresentaram um alinhamento com variações em relação à noite de abertura da rota.