OPETH

OPETH: Lançam o vídeo-clip perdido da clássica «Windowpane» [streaming]

Os suecos OPETH estão a preparar-se para celebrar o 20.º aniversário do álbum «Damnation» com uma reedição de luxo em vinil.

Os OPETH andaram a vasculhar profundamente os seus arquivos e desenterraram o vídeo-clip perdido, feito em 2003, para «Damnation», com realização de Fredrik Odefjärd. Segundo a banda, desde então, todas as imagens foram desde então “digitalizadas a partir da fita de vídeo original enviada à MTV em 2003, um artefacto há muito perdido de um favorito muito querido dos fãs, saído directamente dos cofres do «Damnation»“. Já podes conferir o clip, que os OPETH acabam de estrear, no player em baixo.

O incontornável «Damnation», dos OPETH, vai ser lançado pela primeira vez em vinil exclusivo e de luxo. Único no catálogo da banda sueca, o disco mostrou os músicos a afastarem-se deliberadamente das suas raízes no metal para abraçarem o rock progressivo, a folk e outras influências, e foi o primeiro álbum dos OPETH a conter apenas vocalizações limpas.

Lançado originalmente em 2002, «Damnation» foi gravado ao mesmo tempo que o «Deliverance», que representava o lado mais pesado e agressivo da banda. Ambos os álbuns foram produzidos por Mikael Åkerfeldt em parceria com o britânico Steven Wilson, com quem já tinham trabalhado em «Blackwater Park» e que, nos anos seguintes, misturou «Heritage» e «Pale Communion».

Olá pessoal! Os nossos antigos ‘parceiros criminosos’ da Music For Nations estão a planear relançar o LP «Damnation», um dos nossos álbuns mais peculiares, em comemoração do seu 20.º aniversário“, explicou Mikael Åkerfeldt. “Esta versão apresenta a mistura actualizada do Steven Wilson (disponível pela primeira vez em 2015, mais ou menos) numa edição limitada em vinil opaco e transparente, bem como em picture disc, o que acredito ir acontecer pela primeira vez.

O «Damnation» é um álbum especial, mesmo que todos sejam especiais para mim“, refere o mentor dos OPETH. “Lembro-me de ouvir a primeira mistura com uns headphones num hotel mau em algum lugar do Reino Unido. Tive dificuldade em acreditar que éramos realmente nós, eu, o Peter, o Lopez, o Mendez (além do velho Steve nos teclados). Era completamente diferente de qualquer coisa que tivéssemos feito até aquele momento e, francamente, desde então. É um álbum do qual me orgulho imensamente e também continua a ser um favorito dos fãs, acredito.

Lembro-me de receber ameaças de morte de fãs de metal por ‘arruinar’ a banda!“, lembra Steven Wilson. “Como se pudesse ser intenção de alguém além do Mikael fazer um álbum assim de qualquer maneira. O «Damnation» foi quando todos entenderam que ele não ficaria preso às limitações de qualquer género e rótulo, e que a importância e influência da banda seriam duradouras. Justamente, o «Damnation» agora é visto como uma obra-prima intemporal, e estou muito orgulhoso de ter tido a minha participação nisso.

As versões do 20.º aniversário de «Damnation», dos OPETH, apresentam remasterização e remistura de 2015 em vinil preto padrão, além de estarem disponíveis com acabamento de luxo e cores limitadas — e, pela primeira vez, disponível num picture disc exclusivo. As pré-encomendas já estão em curso.