METALLICA

METALLICA, SCORPIONS e ANTHRAX incluídos na lista das “50 piores capas de álbuns de todos os tempos”

METALLICA, OZZY OSBOURNE, ANTHRAX, VAN HALEN e SCORPIONS estão entre os artistas de hard rock e metal incluídos na lista elaborada pela revista norte-americana ROLLING STONE.

Ora aqui está uma notícia que promete gerar falatório. Recentemente, a Rolling Stone elaborou uma lista daquelas que, para a sua redacção, são as “50 piores capas de álbuns de todos os tempos” e as escolhas incluem alguns nomes bem conhecidos no espectro da música mais pesada. Na 5.ª posição surge logo o «Love Grenade», de TED NUGENT, seguido de perto por «Lovedrive», dos SCORPIONS (#18), «Balance», dos VAN HALEN (#20), «Fistful Of Metal», dos ANTHRAX (#23), «Slippery When Wet», dos BON JOVI (#25), «Down To Earth», de OZZY OSBOURNE (#30), «Metallica», dos METALLICA, e «The Miracle», dos QUEEN, que ocupa a posição #47.

Além de serem verdadeiramente feias, escolhemos principalmente capas de álbuns assinados por artistas de renome e com recursos de designers gráficos profissionais que deviam saber melhor“, explica a ROLLING STONE. “Algumas das empresas de design mais reverenciadas no espectro do rock, como a Hipgnosis, estão entre os piores infratores aqui. Não incluímos mais do que um álbum por artista. Não tivemos misericórdia, mesmo que a música do álbum seja realmente boa (e isso acontece mais vezes do que se pensa).

Apesar de, nas primeiras edições, a capa do álbum homónimo dos METALLICA parecer completamente preta, no canto superior esquerdo havia um logótipo da banda levemente distinguível e no canto inferior direito havia uma imagem em relevo de uma cascavel enrolada. Uns anos mais tarde, James Hetfield, o vocalista e guitarrista dos METALLICA, explicou que havia uma razão específica pela qual ele e os seus colegas de banda tinham optado por lançar o álbum de 1991 com uma capa quase totalmente preta. “Não havia um tema para este álbum“, disse ele. “Era uma capa preta simples e tinhas de ouvir a música. A ideia era não seres distraído por um desenho na capa.

Editado em 1991, o álbum homónimo dos METALLICA, também conhecido como «Black Album», acabou de passar a sua 750.ª semana na tabela da Billboard 200, tornando-se apenas o quarto álbum na história a alcançar esse marco. Num comunicado, a Billboard explica que “o «Black Album» só fica atrás do «The Dark Side Of The Moon», dos Pink Floyd (990 semanas), da compilação de êxitos de Bob Marley, «Legend» (843 semanas), e do «Greatest Hits», dos Journey (813 semanas), em termos de semanas não consecutivas passadas na tabela de álbuns de todos os géneros musicais.

Como se isso não bastasse, o «Black Album» continua a manter estoicamente a posição como o longa-duração mais popular da era SoundScan (que começou em 1991), acumulando mais de 17 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. O LP inclui uma série de clássicos dos METALLICA, entre os quais se contam os singles «Enter Sandman»«The Unforgiven»«Sad But True»«Wherever I May Roam» e «Nothing Else Matters».

Resultado: mais de 30 anos após o lançamento do «Black Album» e mais de 40 anos desde a formação da banda, os METALLICA continuam em grande forma. As lendas do metal estão actualmente a meio da sua enorme M72 World Tour, com uma nova etapa norte-americana da digressão a arrancar a 2 e 4 de Agosto em Foxborough, no Massachusetts.