METALLICA

METALLICA: Um resumo da ’tour’ de 2024 em 18 vídeos filmados profissionalmente [pro-shot]

Os gigantes METALLICA no seu mais recente périplo mundial. Os temas de «72 Seasons», os clássicos, as versões e muitas raridades, numa rota em que os alinhamentos não se repetem.

Mestres que são na nobre arte de se manterem sempre nos cabeçalhos, os METALLICA têm aproveitado o melhor que podem as ferramentas que têm à sua disposição para se manterem relevantes. À semelhança do que se passou com as últimas digressões que têm feito, a equipa da banda anda a documentar a gigantesca ‘M72 World Tour’ através de uma série de vídeos das actuações captados profissionalmente, que estão todos compilados em baixo.

A jornada, que teve a sua noite inaugural no final de Abril do ano passado, em Amesterdão, vai levar os METALLICA pelo mundo a tocar duas noites em todas as cidades que visita e, cada um destes “No Repeat Weekend”, apresenta dois alinhamentos totalmente diferentes, sem repetição de temas — “os METALLICA prometem a todos os fãs que comprarem um bilhete de dois dias que não vão ver a mesma música duas vezes, num total de mais de trinta canções dos mais de 40 anos de carreira da do grupo“, podia ler-se num comunicado quando a digressão foi originalmente anunciada.

Com a tour de 2023 a afirmar-se como um enorme sucesso, após uma paragem de vários meses, a banda iniciou mais uma etapa da sua ‘M72 World Tour’  no passado dia 24 de Maio, com uma apresentação no Olympiastadion, em Munique, na Alemanha. O primeiro dos dois concertos da banda na cidade começou com uma «Whiplash» tão estridente como sempre e contou com um alinhamento que percorreu (quase) toda a carreira do grupo.

Temas de «Kill ‘Em All», como o que serviu de abertura e «Seek & Destroy», foram intercalados com os sucessos que dominaram o mundo, incluindo «Sad But True» e «Nothing Else Matters». Também do LP homónimo de 1991 ouviu-se um tema que ainda não tinha sido tocado nesta digressão: «Of Wolf And Man», que os gigantes do metal/rock tinham tocado pela última vez em 2021.

A 14 de Junho de 2023, os METALLICA lançaram um EP de quatro temas, intitulado «The Amsterdam Sessions (Amazon Music Presents)», exclusivamente através da Amazon Music. O alinhamento desta edição só para fãs é composto por versões ao vivo (num estúdio) de «Master Of Puppets»«Lux Æterna»«If Darkness Had A Son» e «Nothing Else Matters».

Dois destes temas, «If Darkness Had A Son» e «Lux Æterna», fazem parte do mais recente álbum de estúdio da banda, «72 Seasons», que vendeu 146.000 unidades só nos Estados Unidos durante a sua primeira semana de lançamento, alcançando a segunda posição na Billboard 200. O disco marcou a 12.ª entrada dos músicos no Top 10 da tabela de vendas norte-americana e teve a melhor semana para qualquer álbum de rock ou hard rock desde que «Fear Inoculum», dos TOOL, foi editado em Setembro de 2019.