KEENAN

Maynard James Keenan fala do seu envolvimento na criação de «White Pony», dos DEFTONES

Aparentemente, MAYNARD JAMES KEENAN foi uma peça essencial para quebrar o bloqueio criativo que os DEFTONES enfrentaram após a gravação e digressão do «Around The Fur».

«White Pony», o álbum de 2000 dos DEFTONES, fez 20 anos em 2020. Para celebrar a efeméride, a Revolver publicou digitalmente o seu artigo de capa detalhando a história do disco, incluindo uma interessante conversa com Maynard James Keenan sobre o papel que o frontman dos TOOL teve durante o processo de criação deste clássico.

Segundo a história, Maynard James Keenan não fez apenas uma aparição especial em «Passenger», tendo estado também presente na maioria do processo inicial de gravação. Como Maynard James Keenan e Chino Moreno eram amigos, Keenan andava pelo estúdio onde a banda estava a gravar, socializando e dando a sua opinião sobre os arranjos musicais, as estruturas de riff e até os compassos utilizados. Moreno chegou mesmo a dizer que, a dada altura, os DEFTONES chegaram mesmo a ponderar a hipótese “de ele ser creditado como produtor executivo”.

Embora essa ideia nunca se tenha concretizado, Keenan foi uma peça instrumental a ajudar a banda a relaxar e a quebrar o bloqueio criativo pelo qual estava a passar após a gravação de «Around The Fur». Abe Cunningham, o baterista dos DEFTONES, recordou que o cantor se mostrou “totalmente disponível para nos ajudar a trabalhar no disco” em qualquer capacidade indefinida que precisassem dele, mas principalmente a servir champanhe e utilizar taças tibetanas, um instrumento tradicionalmente usado durante a meditação.

Disseram-me que eles estavam a ter uma espécie de bloqueio criativo e alguma turbulência dentro da banda“, revelou Keenan à Revolver. “Quem sabe o que se passava realmente? Eles certamente não iam discutir isso comigo, que era um estranho quase total”. O músico descobriu rapidamente que o seu papel passaria mais por ajudá-los a pensarem de forma diferente. “Até àquele ponto, eles pareciam ter sido capazes de navegar através das suas diferenças de ideias e abordagens“, disse Keenan.

Basicamente, achei que precisavam de uma nova perspectiva. Pedi então a cada um que trocasse de instrumento, tocasse nas taças tibetanas, fizesse um loop e tentasse improvisar. A expressão que vi nos rostos deles não tinha preço. Era como se eu estivesse a usar umas orelhas de coelho… Podia sentir o Stephen a pensar ‘que tipo de merda de viagem em ácido é esta?’”. Depois de ajudar no trabalho de composição, especialmente a melodia vocal para «Passenger», Keenan deu um passo atrás e deixou a banda trabalhar sozinha.

O «White Pony» foi lançado a 20 de Junho de 2000. O álbum atingiu a marca de disco de platina depois de dois anos e rendeu aos DEFTONES a sua única indicação e vitória nos Grammy Awards, para Melhor Performance Metal com o tema «Elite». No dia 11 de Dezembro de 2020, o álbum foi reeditado numa edição especial em vinil que inclui um álbum bónus de remisturas intitulado «Black Stallion». A lista de colaboradores para este lançamento inclui Mike Shinoda, dos LINKIN PARK, os PURITY RING, DJ Shadow, Robert Smith dos THE CURE, PHANTOGRAM, TOURIST, SQUAREPUSHER e CLAMS CASINO, entre muitos outros.