MARKO HIETALA: Anuncia regresso ao mundo da música, fãs pedem regresso aos NIGHTWISH

O baixista e vocalista Marko Hietala anunciou o seu regresso ao mundo da música depois de um ano longe dos palcos. Na altura, os fãs foram apanhados totalmente de surpresa com a notícia de que o músico finlandês tinha abandonado os NIGHTWISH. Agora, o músico finlandês utilizou as suas contas nas redes sociais para divulgar a boa notícia de que está finalmente de volta às lides. “Fala-vos o Marko. Tive um ano relaxante. Já comecei a fazer concertos e agora estou numa digressão de Natal com o projecto Raskasta Joulua. A tour começou com o produtor principal a ir à falência e alguns concertos foram cancelados. O nosso agente, que também é nosso vocalista, conseguiu salvar alguns. Muito obrigado, Kari Penttinen“, escreveu Hietala. Nos comentários, os fãs começaram a indagar-se em relação à hipótese deste regresso à vida pública poder significar sua volta ao cargo de baixista e vocalista dos NIGHTWISH, lugar hoje ocupado por Jukka Koskinen. “Sentimos a tua falta nos Nightwish, estou feliz que tenhas recuperado“, disse uma seguidora. “Bem-vindo de volta! Espero voltar a ver-te novamente nos Nightwish“, comentou outra.

Sem que nada o fizesse prever, Em Janeiro de 2021, o baixista e co-vocalista dos NIGHTWISH, Marko Hietala, disse ir abandonar a banda e a sua “vida pública”. Numa longa declaração publicdada através das redes sociais, o músico justificou a sua decisão com uma combinação de desilusão com a indústria musical e uma depressão crónica, mas ressalvou logo que, embora precisasse de se afastar porque continuar seria perigoso tanto para ele como para as pessoas ao seu redor, não achaba que se ia “embora para sempre”. Queridas pessoas, vou deixar os Nightwish e a minha vida pública“, começa por dizer o músico. “Há alguns anos que não me consigo sentir validado por esta vida. Temos grandes empresas de streaming que exigem trabalho de de artistas inspiradores das 9 às 5, enquanto partilham os lucros de maneira injusta. Até entre os artistas isto é uma realidade. […] Durante o ano passado foi obrigado a ficar em casa e a pensar. E fiquei muito desiludido com essas e muitas outras coisas. Descobri que preciso mesmo dessa validação. Para escrever, para cantar e para tocar, preciso de encontrar novos motivos e inspirações. Além disso, sou um depressivo crónico. Se continuar, vai ser perigoso para mim e para as pessoas que estão ao meu redor. Há um tempo os meus pensamentos estavam sombrios. Não se preocupem, estou bem. Tenho os meus dois filhos, uma esposa, o resto da família, amigos, um cachorro e muito amor.” Em baixo podes ver o comunicado do músico na íntegra.

Recorde-se que o mais recente álbum dos NIGHTWISH, o épico «Human.: II: Nature.», foi editado no dia 10 de Abril de 2020 e entrou de rompante pelo top 10 de vendas em mais de uma dúzia de países, incluindo Finlândia, Alemanha, Canadá, Áustria, Húngria, Suíça e Portugal, onde trepou a uma salutar terceira posição. O álbum registou as seguintes posições na primeira semana de vendas: Finlândia # 1, Alemanha # 1, Canadá # 2, Áustria # 2, Suíça # 2, Húngria # 2, Polónia # 3, Portugal # 3, Austrália # 4, Noruega # 4, República Checa # 4, Holanda # 4, Japão # 8, Escócia # 9, Bélgica # 11, Suécia # 11, Eslováquia # 12, Itália # 45, UK # 53, França # 53 e EUA # 110. O sucessor de «Endless Forms Most Beautiful», de 2015, é um disco-duplo, contendo um total de dezassete temas — nove compõem o primeiro tomo, enquanto que o segundo incluirá apenas uma faixa dividida em oito capítulos. Gravado entre Agosto e Outubro de 2019, «Human. :II: Nature.» foi captado em quatro estúdios diferentes, com créditos de produção a cargo de Tero Kinnunen, Mikko Karmila e Troy Donockley. Karmila, Tuomas Holopainen e Tero Kinnunen trataram então da mistura, sendo que a masterização do material foi feita pelo reputado Mika Jussila.