“Sou um homem, sempre fui um homem”, declara a voz dos LIFE OF AGONY.
Mina Caputo, vocalista dos LIFE OF AGONY, anunciou que vai retomar a sua identidade masculina, depois de mais de uma década a viver como mulher. Numa mensagem publicada no Instagram ontem, terça-feira, dia 19 de Novembro, Mina declarou: “Sou um homem, sempre fui um homem”, confirmando que voltará a usar o nome Keith Caputo. No vídeo, que pode ser visto em baixo, Caputo revelou que deixou de tomar hormonas há seis ou sete anos e que planeia remover os seus implantes mamários em Janeiro de 2025.
Descrevendo a nova ligação à sua essência masculina como um percurso de cura e introspeção, a voz dos LIFE OF AGONY explica: “Vou viver amorosamente no meu divino eu masculino. Curei a minha disforia de género. Demorou muitos anos e muita caminhada através do fogo, mas superei os mal entendidos sobre a minha alma e o meu espírito.” O cantor atribuiu a sua transformação a anos e anos de intenso trabalho terapêutico, incluindo abordagens como terapia de traumas e medicina natural.
Contudo, admitiu que tem enfrentado críticas, especialmente relacionadas com a sua aparência. “Muitas pessoas dizem que estou feio, que pareço um homem, e tudo isso. E eu digo-lhes: ‘Meus queridos, sou um homem. Sempre fui.’ No entanto, as pessoas não estão habituados a ouvir pessoas autênticas a falar.” A mensagem reitera também a sua oposição à transição médica em crianças, referindo os efeitos colaterais significativos que enfrentou durante o período em que esteve a tomar hormonas: “Sou completamente contra a transição médica de crianças, especialmente cirurgias. E as hormonas são terríveis.”
Até ao momento, o anúncio recebeu apoio de colegas e fãs. Alan Robert, baixista e cofundador dos LIFE OF AGONY, comentou: “Estou orgulhoso da tua jornada e da tua honestidade crua. Estarei sempre aqui para ti, não importa o que aconteça. Não somos do mesmo sangue, mas somos uma verdadeira família.”
Recorde-se que, recentemente, os BIOHAZARD e LIFE OF AGONY anunciaram uma digressão europeia conjunta que promete ser um verdadeiro marco para os fãs de metal e hardcore. Pela primeira vez em várias décadas, estas duas influentes bandas de Brooklyn, Nova Iorque, partilharão o palco numa tour internacional que começa a 25 de Fevereiro de 2025 em Nottingham, no Reino Unido, e passará por 10 países, terminando a 29 de Março em Amesterdão, nos Países Baixos.
Com 24 datas já anunciadas, este grande périplo pelo Velho Continente, que infelizmente não inclui uma paragem que seja na Península Ibérica, promete atrair milhares de fãs ansiosos para ver ao vivo dois dos maiores nomes da música pesada dos anos 90. Os BIOHAZARD, famosos pela sua fusão única de NYHC, metal e elementos de rap, estão a preparar-se para lançar um novo álbum em 2025, o primeiro em mais de uma década — este regresso à Europa será certamente uma oportunidade para os fãs ouvirem novos temas, mas também para reviverem clássicos como «Punishment» ou «Shades Of Grey».
Por outro lado, os LIFE OF AGONY, com a sua fusão de metal alternativo e hardcore, têm passado estes últimos anos a dar continuidade à sua jornada de sucesso desde o álbum de estreia «River Runs Red», lançado em 1993, que é amplamente considerado um clássico do género. A presença de Keith Caputo como vocalista, com a sua voz inconfundível e letras carregadas de emoção, promete, como já é hábito, “trazer uma dimensão especial a esta digressão“, lê-se em comunicado de imprensa.