“Becoming Led Zeppelin” concentra-se nos anos que antecederam a formação dos LED ZEPPELIN e na sua ascensão até ao lançamento de «Led Zeppelin II», em 1969.
Anunciado originalmente em 2019 e concluído em 2021 com aprovação e participação da banda — o que não é tão fácil quanto possa parecer tendo em conta que os LED ZEPPELIN têm já uma longa história de proximidade com a sua música e imagem —, o documentário “Becoming Led Zeppelin” está quase a ser lançado nas salas de cinema com chancela Sony Classics Pictures, que divulgou agora um novo teaser onde os membros da icónica banda britânica recordam a primeira vez que tocaram juntos.
No excerto, que podes ver em baixo, Jimmy Page, guitarrista e fundador do grupo, relembra a escolha da primeira música que tocaram, «The Train Kept A-Rollin’». “Disse-lhes logo que era esse o tema que queria tocar“, afirma Page, descrevendo a energia de um momento em que a banda improvisou extensivamente, com Robert Plant a explorar variações vocais.
O baixista John Paul Jones, por seu lado, confessa ter ficado surpreendido ao ouvir Plant pela primeira vez: “Estava à espera de um cantor soul com estilo, e, de repente, há este maníaco a gritar, com uma voz e um alcance incríveis.” Já Plant descreve essa primeira actuação como um momento transformador: “Foi devastador, porque parecia que era exactamente aquilo que eu tinha estado à espera de encontrar”.
Para tornar as coisas ainda mais interessantes, o documentário inclui também registos de arquivo de John Bonham, falecido em 1980. O baterista recorda a sua entrada na banda com humildade: “Era um tipo bem tímido e, numa situação destas, o melhor que se pode fazer é não falar muito, seguir em frente e perceber o que se está a passar”.
O filme estreou em versão preliminar no Festival de Cinema de Veneza em Setembro de 2021 e, na altura até foi lançado um teaser (a que podes assistir no player ali em baixo), mas desde não mais se ouviu falar dele, sem nenhuma palavra sobre se alguém fora daquele selecto grupo presente no festival iria ou não ver o muito desejado “Becoming Led Zeppelin”.
Finalmente, em Maio de 2024, um comunicado de imprensa da Sony Classics Pictures revela que a “nova versão” do filme, o que significa que houve mexidas no produto final desde essa exibição em 2021, inclui “uma mistura de som totalmente nova e material recém-descoberto nos arquivos dos quatro membros da banda“.
“Passámos anos a projectar este filme para ser visto no grande ecrã com o melhor som possível”, explica o realizador Bernard McMahon. Por seu lado, a produtora e argumentista Allison McGourty acrescenta: “A Sony Classics Pictures é a parceira perfeita para fazermos este lançamento. Acreditam verdadeiramente no que é a experiência de ver um filme como este e querem dar aos milhões de fãs dos Led Zeppelin a hipótese de os verem e ouvirem nas melhores salas de cinema do mundo.“
O primeiro documentário oficial sobre os LED ZEPPELIN chega aos cinemas IMAX no dia 7 de Fevereiro de 2025. Num novo teaser, que pode ser visto em baixo, as imagens da banda britânica ao longo dos anos são intercaladas com entrevistas actuais, filmes caseiros antigos e gravações de concertos ao vivo.
O comunicado da Sony Classics Pictures refere-se ao filme como um “híbrido documentário-concerto”, que inclui gravações de concertos em 1969 no Fillmore West, no Atlanta Pop Festival e no Texas Pop Festival, bem como entrevistas com os membros sobreviventes dos LED ZEPPELIN, nomeadamente Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones, e clips de arquivo com o falecido John Bonham.
Para já, Portugal ainda não está contemplado na lista de exibições que está ainda bastante focada em território norte-americano e pode ser consultada no site oficial de Becoming Led Zeppelin.
