iron maiden

IRON MAIDEN: Steve Harris fala do álbum dos BLACK SABBATH que o fez querer ser músico

“Foram eles que me fizeram querer ser músico”, diz o baixista dos IRON MAIDEN.

Os BLACK SABBATH são, sem sombra de dúvidas, um dos pilares do heavy metal, sendo frequentemente apontados como uma das bandas mais influentes de todos os tempos. Em Fevereiro de 2020, quando o lendário álbum de estreia da banda completou 50 anos desde o seu lançamento, a Consequence pediu a vários músicos que falassem sobre o LP e a banda.

Entre os que participaram, estava Steve Harris, baixista e elemento fundador dos IRON MAIDEN, que fez uma revelação bastante curiosa. “Os Black Sabbath tiveram um primeiro impacto em mim numa altura em que ainda estava na escola“, explicou ele. “Costumava ir a casa de um amigo meu jogar xadrez e ele punha esses LPs a tocar como música de fundo: os Black Sabbath, os Jethro Tull, os King Crimson, coisas bem diferentes.

Lembro-me de todas essas músicas, de todas essas bandas, e os Sabbath, em particular, provocaram-me uma reacção do género ‘Uau, isto é incrível’. De qualquer forma, acabei por pedir uns LPs emprestados a esse amigo e foi o que me inspirou… Um desses álbuns era o «Paranoid», e foi esse o primeiro disco que me fez querer ser músico“.

Noutra conversa, desta vez com a Loudwire, Steve contou a mesmíssima história, mas acrescentou um detalhe extra. “Comecei a tentar tocar aqueles temas no baixo, mas foquei-me no que era mais fácil, não tinha como tentar tocar algo dos Yes, porque o Chris Squire estava muito para além de minhas capacidades no baixo“, confessou Steve entre risos.