IMPERIAL TRIUMPHANT

IMPERIAL TRIUMPHANT: Esta versão da «Motorbreath» é um ‘mindfuck’ dos infernos [streaming]

Mesmo tendo ouvido as três versões que os IMPERIAL TRIUMPHANT lançaram nestes últimos meses, nada nos podia ter preparado para uma das covers mais estranhas de que há memória.

Quando se trata de bandas influentes a pisar em palco nos dias que correm, poucas devem ter sido mais importantes para a progressão do género do que os METALLICA. E convenhamos, isto nem sequer é uma opinião, é um facto. Portanto, quando se soube que os IMPERIAL TRIUMPHANT, um trio avant-garde de Nova Iorque, ia lançar uma cover de um original da banda de Hetfield e Ulrich como parte da sua série de singles de versões, a coisa até fez sentido (retorcido).

A verdade é que, mesmo tendo ouvido as três versões que os IMPERIAL TRIUMPHANT lançaram nestes últimos meses e sabendo que a interpretação do trio de uma música dos METALLICA não seria nem de perto parecida com a original, aqui estamos nós – de queixo caído, frente a uma das covers mais fora da caixa e estranhas de que à memória. A sério, cliquem para ouvir o tema no player em baixo, mas tenham a certeza que estão mesmo preparados para esta “versão” da «Motorbreath», originalmente incluída no álbum de estreia dos METALLICA, «Kill ‘Em All».

Independentemente da opinião que se tenha em relação ao resultado, temos de dar enormes kudos aos IMPERIAL TRIUMPHANT pela audácia. É muito fácil fazer uma versão cliché de uma música clássica de thrash, mas transformá-la “nisto” é apenas mais um exemplo da criatividade a todos que esta malta tem mostra aos longo dos anos. Mais: é a prova de que estes músicos não têm medo de mexer com a maior banda de metal de todos os tempos.

Em comunicado de imprensa, Steve Blanco, baixista dos IMPERIAL TRIUMPHANT, que tocaram no SWR – Barroselas Metalfest deste ano, diz que a escolha de um tema dos METALLICA para esta série de singles era até bastante óbvio, dado que os músicos ouvem constantemente a banda de Hetfield e Ulrich em tour.

Sendo nós uma banda de metal, só mesmo um tolo acreditaria que não somos influenciados pelos Metallica“, explica Blanco. “Passámos muitos quilómetros e horas a atravessar o Hemisfério Norte e a ouvir a grandeza dos Metallica ao vivo e em estúdio durante as décadas de 80 e 90, e decidimos prestar-lhes homenagem com uma versão nostálgica“. Podes conferir as três versões anteriores em baixo.