ICED EARTH: Jon Schaffer estava entre os invasores pró-Trump no Congresso dos Estados Unidos

Se prestas alguma atenção às notícias, já deves ter notado que uma horda de apoiantes de Trump invadiram o prédio do Capitólio dos Estados Unidos, em Washington. Ontem, publicámos um artigo sobre músicos de rock e metal que reagiram ao sucedido, mas na altura não sabíamos que um músico de metal tinha feito parte desse raid. Pois bem, como podes confirmar em baixo, o líder dos ICED EARTH, Jon Schaffer, foi fotografado entre os manifestantes que violaram o Capitólio dos Estados Unidos ontem, quarta-feira, 6 de Janeiro, enquanto os legisladores contavam os votos do Colégio Eleitoral que certificavam a vitória do presidente eleito Joe Biden.

Schaffer foi fotografado com um grupo de manifestantes que entraram no Capitólio enquanto o Congresso debatia a certificação de voto eleitoral da eleição presidencial de 2020. A foto, tirada por Roberto Schmidt, da AFP, pode ser encontrada no site da Getty Images. A mesma fotografia de Schaffer foi também usada como foto principal para dois artigos de notícias de grande destaque, na NBC News e no The Daily Beast. Este não foi, de resto, o primeiro evento pró-Donald Trump do qual Schaffer faz parte. Há menos de dois meses, a 15 de Novembro, o músico norte-americano identificou-se e falou ao jornal diário alemão Die Welt enquanto estava numa manifestação em Washington, D.C. a apoiar Trump e a protestar contra os resultados eleitorais.Eles vão cair“, disse Jon a Carolina Drüten, jornalista do Die Welt. “Eles estão a meter-se com as pessoas erradas, acreditem em mim. Se alguém usar de violência contra nós, reagiremos de acordo. Não queremos que isso aconteça, mas estamos prontos.

Donald Trump, o 45º presidente dos Estados Unidos, tem afirmado repetidamente que a eleição foi roubada, mas não teve sucesso nos seus esforços legais para convencer os juízes norte-americanos de todo o país a anular milhões de votos em seis estados-chave e a declará-lo vencedor das eleições presidenciais de 2020. Nenhuma prova foi fornecida para qualquer uma das suas alegações, e dezenas de tribunais federais, com juízes democratas e republicanos, rejeitaram acções judiciais que se referiam a essas reivindicações. A disputa presidencial terminou com a vitória de Joe Biden com 306 votos eleitorais. Biden recebeu 81 milhões de votos em todos os Estados Unidos — em comparação com 74 milhões de votos para Trump.