HEATH

[R.I.P.] Faleceu HEATH, o baixista dos X JAPAN

Nascido Hiroshi Morie, HEATH tinha apenas 55 anos.

HEATH, o baixista dos X JAPAN, faleceu aos 55 anos. O músico veterano morreu no final de Outubro, na sequência de uma batalha contra um cancro, mas a notícia do seu trágico desaparecimento só foi dada a conhecer agora. Nascido Hiroshi Morie, HEATH juntou-se à banda em 1992 e permaneceu com ela até à separação em 1997. Depois, voltou a juntar-se ao grupo quando os músicos se reuniram finalmente em 2007 e permaneceu como membro activo dos X JAPAN até à sua morte.

Segundo o JRock News, HEATH foi diagnosticado com cancro no início deste ano, mas manteve a sua condição em segredo dos companheiros de banda. O líder do colectivo, Yoshiki, cancelou recentemente uma aparição numa gala de prémios em São Francisco, afirmando que “alguém próximo a mim faleceu“. Alegadamente, Yoshiki terá voado imediatamente para Tóquio para prestar uma sentida homenagem ao seu companheiro de banda de longa data.

HEATH substituiu o baixista anterior dos X JAPAN, Taiji, que decidiu abandonar o grupo logo no início de 1992. Tragicamente, Taiji faleceu em 2011, já após as mortes dos membros fundadores Hide, em 1998, e Terry, em 2002. Recorde-se que os X JAPAN não lançam um álbum completo desde «Dahlia», de 1996. No entanto, a banda tem lançado singles esporádicos desde a reunião em 2007. No Verão passado, os músicos lançaram «Angel», a sua primeira nova música em oito anos, com relatos de um novo álbum a caminho.

Como pioneiros do movimento kei, os X JAPAN conquistaram um enorme sucesso no Japão com a sua aparência marcante e hinos de power metal orelhudo. Estima-se que tenham vendido mais de 30 milhões de álbuns ao longo da sua carreira. A banda apresentou-se pela última vez ao vivo em 2018, incluindo duas actuações da edição desse ano do festival Coachella, nos Estados Unidos.