Os GUNS N’ ROSES vão regressar ao nosso país no próximo ano. Seja para reviver os clássicos ou na expectativa de ouvir algo inédito, este promete ser um dos grandes eventos do próximo ano em Portugal.
Os GUNS N’ ROSES aestão prestes a anunciar mais uma digressão europeia para 2025 e a rota vai ter uma paragem em Portugal. A banda liderada por Axl Rose, Slash e Duff McKagan — e cuja formação fica hoje completa com Ricard Fortus na guitarra, Dizzy Reed e Melissa Reese nas teclas e Frank Ferrer na bateria — vai actuar no Estádio Cidade de Coimbra, no dia 6 de Junho de 2025, com este concerto a surgir inserido numa nova digressão mundial do grupo, que passará também por Abu Dhabi, Barcelona, Istambul, Munique e Londres, entre outras.
Segundo o comunicado divulgado pela Live Nation, entretanto protegido por password, “os Guns N’ Roses vão voltar à estrada numa grande digressão pela Europa e Médio Oriente em 2025, actuando em estádios e festivais durante todo o Verão”. A última passagem do grupo por Portugal aconteceu em 2022, no Passeio Marítimo de Algés, e foi bastante elogiada, muito à semelhança do que se tinha passado também cinco anos antes. No entanto, em 2023, a banda fez uma nova digressão europeia, mas não incluiu Portugal no itinerário, tendo o espectáculo mais próximo decorrido em Vigo, Espanha.
Recorde-se que os GUNS N’ ROSES protagonizaram um regresso verdadeiramente histórico em 2016 e os GUNS N’ ROSES fazem parte do Top 10 actualizado das ‘melhores tours de todos os tempos’. Segundo a Billboard Boxscore, que tem vindo a analisar as maiores digressões do mundo durante as últimas quatro quarenta anos, Elton John continua a deter o recorde de maior bilheteira de todos os tempos.
No entanto, a Not In This Lifetime… Tour, que aconteceu de 2016 a 2019 e totalizou uma receita de 584 milhões de dólares num total de 158 concertos. Com início em Abril de 2016, a tour de reunião de 3/5 da formação clássica dos GUNS N’ ROSES revelou-se um enorme sucesso à escala global, com a infame banda californiana a vender mais de cinco milhões de ingressos. sendo que, desde o início da Not In This Lifetime Tour.
Apesar de não lançarem um álbum de originais há quase duas décadas — «Chinese Democracy», o mais recente, chegou em 2008 —, os últimos tempos trouxeram alguns novos temas a público. Desde que os membros fundadores Slash e Duff McKagan regressaram à formação, os GUNS N’ ROSES há editaram quatro singles. «Hard Skool», «Absurd», «Perhaps» e «The General» recuperam ideias da era «Chinese Democracy», mas ganharam nova vida com o contributo da dupla.
Por outro lado, ainda há esperança de mais novidades. Numa entrevista recente, Slash revelou que 2025 será “inteiramente dedicado aos Guns N’ Roses” e, embora sem adiantar mais pormenores, o guitarrista mencionou que o grupo está a “trabalhar em várias coisas”, sugerindo a possibilidade de novo material em breve. Não se sabe, contudo, se essas eventuais novidades serão apresentadas antes do concerto em Coimbra.