A promover a estreia «Appetite For Destruction», os GUNS N’ ROSES não se fizeram rogados e trataram de “redecorar” o estúdio da MTV.
A 18 de Abril de 1987, a estreia do HEADBANGERS BALL na MTV fez eclodir uma enorme bomba musical no mundo do metal. Para todos os que não cresceram naquela época, isto pode ser difícil entender, mas a verdade é que, na altura, não havia lugar para a música “pesada” ou “alternativa” nas televisões. Muito menos, num canal incrivelmente popular, que transmitia sucessos para as massas 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Nesse sentido, o HEADBANGERS BALL acabou por funcionar como uma lufada de ar fresco para todos os fãs de hard rock e heavy metal, afirmando-se como a proverbial “fogueira tribal” para todos os que ainda eram vistos como “estranhos” ou “diferentes”, só porque se vestiam de preto e tinham os cabelos longos. O primeiro episódio foi para o ar a 18 de Abril de 1987, um Domingo, e os apresentadores desse primeiro episódio foram Lemmy Kilmister e Phil “Philthy Animal” Taylor, dos MOTÖRHEAD.
Olhando para trás, é lógico que nem tudo era perfeito e o programa sempre foi empurrado para as altas horas da noite, longe dos olhos das massas, mas acabou por infiltrar-se lentamente na cultura popular e gerou um enorme culto, dando origem a alguns momentos bastante singulares, como o que recordamos hoje, protagonizado por uns imberbes GUNS N’ ROSES.
Quando os GUNS N’ ROSES passaram pelo HEADBANGERS BALL para promover o lendário «Appetite For Destruction», que tinha sido acabado de editar, o apresentador Adam “Smasher” fez-lhes uma oferta que não puderam recusar. “Pelo que entendi, além de fazerem óptimo rock’n’roll, vocês também são conhecidos pelas vossas habilidades de decoração de interiores”, disse ele, num momento capturado no vídeo ali em cima ao minuto 02:40. “Pelo que sei, já redecoraram inúmeros quartos de hotel e, ao olhar para este lindo cenário… Vou dar-vos 30 segundos para redecorarem este espaço. Prontos, preparem-se, vão!“.
Os músicos, claro, não se fizeram rogados e meteram mãos à obra. O Izzy Stradlin, geralmente sempre a manter-se à parte, fica todo animado. O Slash levanta-se do sofá ainda antes da contagem regressiva e o Steven Adler lança de imediato para o ar uma jante que, por algum motivo, estava perto dele. Depois, ao som de um firme “GO!“, o caos instala-se.
Lançado originalmente no dia 21 de Julho de 1987, o disco de estreia dos GUNS N’ ROSES é considerado uma das obras-primas do hard rock e do rock’n’roll em geral. O álbum foi um grande sucesso comercial e crítico, alcançando o topo das tabelas de vendas em diversos países e vendendo vários milhões de cópias em todo o mundo. Goste-se ou não, a verdade é que o «Appetite For Destruction» acabou por dar início a uma nova era no rock, recuperando a autenticidade e a atitude rebelde que estavam em falta na música da época.
As letras honestas e viscerais de temas como «It’s So Easy», «Sweet Child o’ Mine» ou «Welcome To The Jungle» fizeram com que o público se identificasse com os GUNS N’ ROSES, e solidificaram a sua posição como uma das maiores bandas de rock da história. Além disso, a sonoridade agressiva e enérgica que os pautava nesta altura influenciou toda uma geração de músicos e bandas, trazendo o hard rock de volta ao mainstream.