Os veteranos da Bay Area FORBIDDEN apresentam um novo single e preparam-se para conquistar os palcos europeus neste Verão de 2025.
Os lendários FORBIDDEN quebraram um silêncio criativo de mais de 15 anos com o lançamento do novo single «Divided By Zero», apresentado esta quinta-feira, 26 de Junho. A faixa marca assim o regresso de um dos nomes mais icónicos da cena thrash da Bay Area de São Francisco e abre caminho para um novo capítulo na história do grupo, agora com uma formação renovada e ambições reforçadas.
Apesar das críticas apontadas ao videoclipe — um trabalho gerado por inteligência artificial assinado por Ethan Renoe, que muitos fãs consideram visualmente algo pobre e sem alma — o tema em si tem sido amplamente elogiado. A própria banda reconheceu as limitações do vídeo-clip, sublinhando, porém, o impacto da mensagem:
“O vídeo de «Divided By Zero» é o material dos pesadelos distópicos, mostra como as palavras influentes e a propaganda de poucos conseguem manipular muitos. Tanto robots como monstros — é no que a maioria de nós acaba por se tornar, inadvertidamente, através da lavagem cerebral constante das múltiplas instituições que nos esmagam”, elaboram os FORBIDDEN num comunicado à imprensa.
O guitarrista Craig Locicero, principal compositor deste novo tema, revelou que o icónico riff de abertura foi o primeiro contributo para a nova fase criativa da banda. O tema aborda questões sociais prementes: “A letra reflete a erosão da civilidade e da sociedade através do controlo divisivo de instituições, culturas, religiões e governos. Sem tomar partido, «Divided By Zero» aponta o dedo a todos os que participam nesta manipulação em massa, de forma consciente ou inconsciente”, explica o músico norte-americano.
Em 2025, a nova encarnação dos FORBIDDEN reúne nomes sonantes do metal: Craig Locicero (guitarra), Dan Mongrain (guitarra, conhecido pelo seu trabalho com os MARTYR e VOIVOD), Matt Camacho no baixo, Chris Kontos (bateria, ex-MACHINE HEAD, TESTAMENT) e Norman Skinner na voz. Esta formação surge após uma longa travessia no deserto, iniciada com o fim da digressão do álbum «Omega Wave», de 2010, e prolongada por anos de inactividade e mudanças internas.
Os FORBIDDEN têm já um calendário robusto de actuações que, durante o Verão, os vai levar a diversos palcos norte-americanos e europeus. Entre os destaques, figuram o regresso a festivais históricos como o Wacken Open Air, o Hellsinki Metal Festival na Finlândia, o Alcatraz Metal Festival na Bélgica e também o Motocultor Festival em França. O arranque da tour dá-se em Los Angeles, a 25 de julho, seguindo-se a Europa em Agosto, e um regresso aos Estados Unidos em Outubro no Aftershock Festival.
A trajetória dos FORBIDDEN começou em 1985, sob o nome FORBIDDEN EVIL, sendo que a banda tratou de conquistar rapidamente o underground da Bay Area com actuações incendiárias em salas míticas como o Ruthie’s Inn. Após mudanças de formação — entre elas a saída de Robb Flynn, que abandonou para formar os MACHINE HEAD, e a entrada de Paul Bostaph na bateria — o grupo gravou o seu álbum de estreia, «Forbidden Evil», em 1988. Como FORBIDDEN, sem o “Evil” para evitar conotações negativas, lançaram «Twisted Into Form» em 1990, um marco do thrash de tendências progressivas, seguido dos mais experimentais «Distortion» e «Green», de 1004 e 1996.
Depois de um hiato prolongado e de um breve regresso em 2008, que culminou com o álbum «Omega Wave», o grupo voltou a desaparecer dos radares até 2023, ano em que Craig Locicero e Matt Camacho decidiram reerguer a bandeira dos FORBIDDEN. As entradas de Norman Skinner, Chris Kontos e, mais recentemente, Dan Mongrain, trouxeram, obviamente, uma nova energia ao projecto.