FEAR FACTORY: De regresso a Portugal em Novembro

Os lendários FEAR FACTORY vão protagonizar finalmente um muito esperado regresso à Europa. Após a recente e bem-sucedida digressão norte-americana com o novo vocalista Milo Silvestro e o baterista Pete Weber, a banda está mais forte que nunca e, pela primeira vez desde 2016, afirma-se pronta para iluminar palcos em 44 concertos no velho continente. Os músicos vão então fazer-se à estrada na Europa no próximo Outono e a rota inclui uma obrigatória passagem por Portugal para um concerto único, agendado para o dia 12 de Novembro, no LAV – Lisboa Ao Vivo. Com novo registo de estúdio para mostrar, «Re-Industrialized» vai ser editado no dia 23 de Junho, e clássicos intemporais como «Martyr», «Self Bias Resistor», «Replica» ou «Shock» num fundo de catálogo irrepreensível, Dino Cazares e companhia estão mais do que habilitados a mostrar porque, mais de três décadas depois da edição de «Soul Of A New Machine», continuam a ser vistos como uma das propostas mais revolucionárias e contundentes no espectro da música extrema.

A banda oriunda de Los Angeles não chega, no entanto, sozinha a Portugal e traz consigo duas bandas de apoio que prometem tornar ainda mais memorável o regresso das lendas californianas ao nosso país. Desde que se deram a conhecer ao mundo, os BUTCHER BABIES transformaram-se de imediato numa das mais entusiasmantes e aplaudidas bandas surgidas nos últimos anos no espectro do peso contemporâneo. Conhecida tanto pelas suas actuações ao vivo quanto pela sua música, a banda liderada pelas vocalistas Heidi Shepherd e Carla Harvey mistura thrash agressivo e groove metal com uma atitude carregada de erotismo influenciada pela lenda do punk Wendy O. Williams. Na bagagem, trazem não um, mas dois álbuns novos, intitulados «Eye For An Eye…» e «…’Til The World’s Blind», ambos com edição prevista para o dia 7 de Julho. De criação bem mais recente, os ucranianos IGNEA misturam riffs pesados com elementos sinfónicos, eletrónicos e folk, numa poderosa experiência sonora que parece uma banda-sonora. O terceiro, e mais recente, LP do grupo , intitulado «Dreams Of Lands Unseen», foi editado em Abril através da Napalm Records.

Criadores e pioneiros do cyber metal como sub-género do extremismo sonoro, os FEAR FACTORY foram uma das primeiras bandas a misturar o peso castigador do death metal com a dureza fria dos samples e da eletrónica industrial, dando origem a uma paleta sónica suficientemente variada para poderem expressar a sua visão sombria e pessimista da sociedade, totalmente dominada pela tecnologia, em que vivemos hoje. Ao longo das últimas três décadas, conquistaram um lugar de destaque no espectro da música extrema graças a uma sequência letal de álbuns de qualidade superior e, desde bem cedo, afirmaram-se como uma das propostas mais excitantes saídas do underground dos 90s. A abordagem inovadora à fusão de géneros aparentemente díspares como o death metal e o industrial fez com que, desde a edição de «Soul Of A New Machine», a estreia de 1992, tenham tido um impacto muito significativo no universo da música pesada – em todos os seus quadrantes.

Os bilhetes para o concerto custam 28€, à venda nos locais habituais a partir da próxima quarta-feira, 24 de Maio.