COMENDATIO

FARO ALTERNATIVO 2023: A 5, 6 e 7 de Outubro, a Casa Das Virtudes recebe um festim de metal, punk e hardcore

Encabeçado pelos WORST, BIZARRA LOCOMOTIVA e CORPUS CHRISTII, o FARO ALTERNATIVO promete três dias de concertos, com 17 bandas a actuarem em dois palcos.

O festival FARO ALTERNATIVO está de regresso, com a 13.ª edição do evento algarvio a decorrer já nos dias 5, 6, 7 de Outubro na Casa Das Virtudes, localizada no Passeio Ribeirinho, em Faro. Com um cartaz encabeçado pelos brasileiros WORST e pelos nacionais CORPUS CHRISTII e BIZARRA LOCOMOTIVA, a organização promete fazer desta edição uma das mais ambiciosas de sempre para um festival histórico na zona sul do nosso país.

Uma das primeiras confirmações para a edição deste ano do FARO ALTERNATIVO foram os WORST, que actuam logo no primeiro dia do evento, quinta-feira, 5 de Outubro. Liderada por Thiago Monstrinho, a banda de São Paulo afirmou-se como um dos grandes expoentes do hardcore brasileiro e, desde que se juntou em 2011, viu passar pelas suas fileiras diversos músicos com experiência acumulada em bandas de referência do outro lado do Atlântico.

Na bagagem, o grupo traz o seu mais recente LP, «Resurrected», que marcou o fim de um longo período de cinco anos de silêncio editorial. Felizmente, este ano os pesos pesados paulistanos voltaram por fim à carga com uma formação renovada, que fica completa com César Covero na guitarra, Bruno Nicolozzi no baixo e Lucas Nascimento na bateria. Ainda antes dos brasileiros subirem ao palco da Casa das Virtudes, actuam os ACROMANÍACOS, M.E.D.O., CRAB MONSTERS e FEAR THE LORD.

Na sexta-feira, 6 de Outubro, chega a vez dos BIZARRA LOCOMOTIVA apresentarem o seu novo álbum a Sul. Ao fim de três décadas de percurso e oito álbuns de longa- duração, a banda liderada por Miguel Fonseca e Rui Sidónio tem prosseguido de forma segura com uma carreira ímpar na música portuguesa, imune a mudanças de tendências e qualquer outra coisa que não seja a sua própria vontade de criar música demolidora e sufocante, mas carregada de energia exacerbada.

No ano que marca o trigésimo aniversário, «Volutabro» afirma-se, segundo comunicado de imprensa, como “uma indesmentível prova de vitalidade e criatividade, com a maior amplitude musical e sofisticação de arranjos da sua discografia. Um disco que se adivinha marcante na sua carreira, intenso e opressivo, pesado e sufocante mas que deixa o ouvinte respirar o ar suficiente antes de o voltar a violentar“. O cartaz do segundo dia do FARO ALTERNATIVO conta também com a participação dos britânicos SPHINX e ainda dos nacionais MISS LAVA, REDEMPTUS, SOUL OF ANUBIS e BALTUM.

O dia 7 de Outubro será encabeçado pelos black metallers CORPUS CHRISTII, que continuam a promover o seu mais recente álbum, «The Bitter End Of Old». Editado a 13 de Maio de 2022, o nono LP da banda de Nocturnus Horrendus e J. Goat afirmou-se desde com um dos grandes lançamentos do ano. Este que é já o nono trabalho de longa-duração do grupo nacional, foi inteiramente gravado entre Abril e Outubro de 2021, nos Generator Music Studios, em Sintra.

A produção, mistura e masterização ficaram a cargo de Miguel Marques e da própria banda. A capa, a recordar as gravuras de William Blake, foi criada pela Opposition Artworks, com design e layout a terem assinatura da WrathDesign. A editora a cargo do lançamento é a independente belga Immortal Frost Productions, com edição em cassete via Larvae Records. No derradeiro dia desta edição de mais um FARO ALTERNATIVO, sobem também ao palco os lusos SACRED SIN, PRAYERS OF SANITY, SYSTEMIK VIØLENCE, INHUMAN ARCHITECTS e VISCERAL.

Os bilhetes para a edição de 2023 do FARO ALTERNATIVO estão à venda através da Unkind.pt.