EXODUS

EXODUS separam-se de STEVE “ZETRO” SOUZA e ROB DUKES regressa aos veteranos da Bay Area

A proverbial dança de cadeiras nos EXODUS —  “Zetro” sai, Rob Dukes retoma o microfone

Os ícones do thrash EXODUS anunciaram uma importante mudança na sua formação. O vocalista Steve “Zetro” Souza decidiu deixar o grupo, abrindo caminho para o regresso de Rob Dukes, que retorna uma vez mais a assumir a posição de frontman da banda. A notícia foi divulgada nas redes sociais oficiais do grupo da Bay Area de São Francisco, com os músicos a emitirem o seguinte comunicado:

Anúncio! Os EXODUS separaram-se do Steve ‘Zetro’ Souza. Agradecemos-lhe pelos anos em que esteve na frente da banda e pela música incrível que criámos juntos nesse período. Desejamos-lhe apenas o melhor no futuro e muito sucesso em tudo o que fizer. Dito isto, por favor, deem as boas-vindas a Rob Dukes de volta aos EXODUS! Estamos extremamente entusiasmados por ter o Rob de volta a rasgar nos palcos connosco, e ele está ansioso por esmagar tudo como só ele sabe fazer. O próximo capítulo começa agora, o novo álbum continua a tomar forma conforme planeado, e os espancamentos vão continuar. Até breve, EXODUS.

Dukes, que integrou os EXODUS pela primeira vez em 2005, traz consigo vasta experiência e um legado muito importante dentro do catálogo da banda. Durante o seu primeiro período no quinteto, participou em quatro álbuns de estúdio: «Shovel Headed Kill Machine», de 2005, «The Atrocity Exhibition… Exhibit A», de 2007, «Let There Be Blood», de 2008 — uma regravação do clássico de 1985, «Bonded By Blood» — e «Exhibit B: The Human Condition», de 2010.

A saída de Dukes, em 2014, não foi fácil. O próprio vocalista abordou o impacto emocional dessa decisão numa entrevista ao podcast Loaded Radio, recordando o período como um momento complicado na sua vida. “Quando os EXODUS me despediram, demotei cerca de um ano até deixar de estar zangado com isso. Foi inesperado — não percebi que isso ia acontecer — e foi um período difícil. Tinha acabado de me mudar, tinha acabado de casar…. Foi pesado. E levou algum tempo. Cerca de um ano depois, após uma chamada do Gary [Holt, guitarrista dos EXODUS], sentámo-nos juntos e pusemos tudo em pratos limpos.

Em 2017, três anos após a sua saída, Dukes voltou a partilhar o palco com os EXODUS num espectáculo especial em São Francisco, onde interpretou vários temas numa celebração que parecia prenunciar a sua ligação renovada com o grupo. Agora, com o seu regresso, os EXODUS iniciam um novo capítulo da sua loga carreira, prometendo não abrandar no ritmo. A banda continua a trabalhar no seu próximo álbum, e vai certamente manter-se fiel ao seu espírito implacável e ao estilo agressivo que a tornou um dos pilares do thrash.