Com «Premonition», os suíços ELUVEITIE revelam a sua primeira música nova em dois anos.
Após dois anos de silêncio, os ELUVEITIE, que são já uma referência incontornável no cruzamento entre o death metal melódico e a música folk tradicional, voltaram com o single «Premonition». Este lançamento não só quebra a pausa criativa desde o lançamento dos singles «Aidus» e «Exile Of The Gods», ambos de 2022, mas também dá início a uma nova fase na longa carreira da banda suíça, que celebra mais de duas décadas de inovação musical e profunda ligação à mitologia celta.
«Premonition», que podes escutar no player em baixo, explora a fusão a que a banda habituou os seus fãs, combinando guitarras pesadas e vocalizações intensas com instrumentos tradicionais como a gaita-de-foles e o hurdy-gurdy, num equilíbrio único entre o passado ancestral e a modernidade sonora. Este single, primeiro de avanço para um novo álbum com data de edição apontada para 2025, é, segundo os músicos, “uma antecipação daquilo que promete ser um regresso ao âmago espiritual e musical que define os ELUVEITIE“.
“Estamos incrivelmente entusiasmados por podermos abrir finalmente a porta para mostrarmos um pouco do que temos estado a criar com a partilha deste novo tema“, declara Chrigel Glanzmann, líder e principal compositor da banda, que descreve o novo single como uma obra profundamente enraizada na essência dos ELUVEITIE. “A «Premonition» expõe o coração e a alma da nossa música, enquanto transporta toda a sabedoria ancestral dos Celtas para a era moderna, utilizando palavras druídicas para indicar o caminho através das lutas mais profundas, tanto dentro de nós como ao nosso redor.“
Como uma boa notícia nunca vem só, além da edição do novo álbum, 2025 promete ser também um ano de grande actividade para os ELUVEITIE. Logo no início de Janeiro, os músicos suíços vão embarcar numa digressão como cabeças de cartaz e, no segundo semestre do próximo ano, juntam-se aos ARCH ENEMY, AMORPHIS e GATECREEPER naquilo que promete ser um périplo épico pelo Velho Continente.