ELEINE

ELEINE anunciam saída de dois elementos após alegações de conduta inapropriada com os fãs

Prestes a iniciar uma digressão europeia, que passa por Portugal no dia 26 de Abril, os suecos ELEINE vêm-se envoltos em polémica e mudanças na formação.

Esta semana, a banda de metal sinfónico ELEINE anunciou a demissão imediata do baixista Filip Stålberg e do baterista Jesper Sunnhagen devido a comportamentos considerados “inapropriados” para com os fãs do grupo. Esta decisão foi comunicada num comunicado conciso, assinado pela vocalista Madeleine Liljestam e pelo guitarrista Rikard Ekberg, que sublinham a importância de proteger a integridade da sua relação com o público.

No comunicado, pode ler-se: “Eles [Stålberg e Sunhagen] quebraram uma das partes mais importantes do nosso contracto de membro da banda ao agirem de forma inadequada para com os nossos fãs. A sua saída será imediata e NÃO afectará as nossas próximas digressões. Vai haver músicos substitutos para fazermos os espetáculos agendados. Agradecemos a compreensão de que colocamos os nossos fãs em primeiro lugar.”

A natureza exacta das alegações não foi detalhada, mas a expressão “comportamento inapropriado” já foi suficiente para suscitar discussão entre os fãs e na comunidade musical. A decisão parece ter sido tomada rapidamente, visando minimizar possíveis danos à imagem dos ELEINE. Com esta saída repentina de dois elementos, a banda viu-se reduzida a trio, com Madeleine Liljestam, Rikard Ekberg e o guitarrista Victor Jonasson.

Infelizmente, esta alteração na formação surge num momento particularmente sensível, com os ELEINE prestes a iniciar uma digressão europeia em promoção do álbum «We Shall Remain». Como referido, a banda garante que os espectáculos não serão afectados e que músicos substitutos assegurarão as partes de baixo e bateria nos concertos agendados. Esta decisão demonstra, acima de tudo, um compromisso em manterem o calendário da digressão intacto, apesar das mudanças internas.

Os ELEINE começam a sua próxima digressão europeia no dia 2 de Abril em Münster, na Alemanha, passando por diversos países, incluindo Polónia, Áustria, Hungria, Roménia, Bulgária, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, França e terminando na Suécia. As datas incluem actuações em cidades como Münster, Colónia, Varsóvia, Cracóvia, Viena, Zlin, Budapeste, Timisoara, Sófia, Bucareste, Cluj-Napoca, Salzburgo, Milão, Barcelona, Portugalete, Madrid, Lisboa, Solothurn, Lyon, Paris e Helsingborg.

«We Shall Remain», o quarto álbum de estúdio de ELEINE, refletiu uma maturidade que ajudou muito a consolidar o lugar da banda no cenário do metal sinfónico. Combinando elementos de metal melódico com influências góticas, o disco foi bem recebido tanto pela crítica como pelos fãs. As letras e o poderoso desempenho vocal de Madeleine Liljestam são acompanhados por guitarras pesadas e orquestrações épicas, criando um ambiente sombrio e atmosférico.