DEFTONES

DEFTONES estreiam 4 temas ao vivo no festival DIA DE LOS DEFTONES 2025 [vídeo]

Para ver na íntegra! O festival anual com curadoria dos próprios DEFTONES contou com um alinhamento renovado e uma épica celebração do novo álbum «private music».

Na noite do passado Sábado, 1 de Novembro, os DEFTONES voltaram a transformar o Petco Park, em San Diego, no epicentro do metal alternativo com a mais recente edição do festival anual Dia de los Deftones. A banda liderada por Chino Moreno protagonizou uma actuação extensa e cuidadosamente construída, durante a qual apresentou pela primeira vez ao vivo quatro temas do seu mais recente álbum, «private music», editado em Agosto.

As estreias de «locked club», «souvenir», «cut hands» e «i think about you all the time» deram o mote a uma actuação que uniu a novidade à nostalgia, provando mais uma vez a vitalidade criativa do grupo de Sacramento. O alinhamento de 21 temas — encerrado com um encore explosivo — marcou também o regresso de «Street Carp», canção de «White Pony», de 2000, que não era tocada desde 2019.

Como podes comprovar no player em cima, a setlist combinou vários momentos de contemplação e de brutalidade, passando por clássicos como «Be Quiet And Drive (Far Away)», «My Own Summer (Shove It)», «Change (In the House of Flies)» e «7 Words», que equilibraram o peso emocional dos novos temas com a energia visceral das primeiras fases da carreira do colectivo oriundo de Sacramento.

O evento, criado e 100% curado pelos próprios DEFTONES, voltou a afirmar-se como uma celebração da identidade artística da banda e do seu diálogo constante com diferentes géneros musicais. Nesta edição de 2025, o cartaz incluiu nomes como Clipse, Ecca Vandal e Deafheaven, reforçando a diversidade sonora que sempre caracterizou o evento.

Desde a sua primeira edição, o Dia de los Deftones tem funcionado como uma extensão muito natural da filosofia da banda — um espaço onde o metal alternativo convive com o hip hop, o shoegaze e a música electrónica, num ecossistema estético que espelha as influências de Chino Moreno, Stephen Carpenter, Frank Delgado, Abe Cunningham e companhia.

A actuação, disponível numa série de vídeos captados pelos fãs, revela uma banda segura, confiante e emocionalmente comprometida com o mais recente material. Canções como «locked club» ou «cut hands» destacaram a faceta mais sombria e atmosférica de «private music», enquanto «i think about you all the time» encerrou o concerto com uma nota melancólica, reflectindo o lado introspectivo que sempre atravessou a discografia dos DEFTONES.