O tema faz parte de «Endtime Signals», o novo álbum dos mestres suecos do ‘melodeath’ DARK TRANQUILLITY.
Os icónicos pioneiros do death metal melódico DARK TRANQUILLITY lançaram o seu novo álbum, com o título «Endtime Signals», na passada sexta-feira, dia 16 de Agosto, via Century Media. Para assinalar este muito aguardado regresso aos LPs com toda a pompa e circunstância que merece, os músicos estrearam também um vídeo-clip para o single «», que podes ver no player ali em baixo.
“Bem-vindos uma vez mais ao universo dos Dark Tranquility”, escreve a banda num comunicado de imprensa. “Já faz um tempo desde que lançámos o «Moment» e passámos por muita, muita coisa para chegar onde estamos hoje. No entanto, o sentimento é de orgulho, realização, e um pouco de alívio.“
«Endtime Signals» não marca apenas o 13.º álbum de estúdio dos DARK TRANQUILLITY, mas também o 10.º longa-duração do contrato com a Century Media Records e, segundo um comunicado de imprensa, “com base no sucesso de lançamentos anteriores, como «Atoma», de 2016), que alcançou o segundo lugar nas tabelas de bandas na Suécia, e «Moment», de 2020, que rendeu à banda um Grammis sueco, a banda promete continuar a redefinir e a oferecer uma experiência musical de alto nível com «Endtime Signals»”.
“Voltar ao que consideramos ser o núcleo dos Dark Tranquillity, com uma formação parcialmente nova, tem sido uma experiência tremenda“, explica Mikael Stanne. “Estas mudanças mais recentes deram-nos uma oportunidade única de reavaliarmos tudo e vermos o que podíamos construir de uma perspectiva nova e emocionante. Isso resultou num período de composição focado e intenso, durante o qual redescobrimos aspectos da nossa música e levámos certos elementos mais longe do que antes.”
O vocalista e timoneiro dos DARK TRANQUILLITY continua: “Tematicamente, o álbum trata de para onde estamos a ir, do que mudou verdadeira e fundamentalmente em nós e de como encontrámos novas formas de lidar com tudo isso. Ultimamente tem sido muito difícil encontrar a centelha da positividade e há uma sensação de tristeza latente, que percorre o álbum. Não apenas no sentido de lamentar o que perdemos a nível pessoal, mas também para onde os nossos sacrifícios acabaram por levar-nos.“
“A amplitude do álbum é algo em que trabalhámos intensamente e acreditamos que esta primeira música dá uma boa indicação, se não uma imagem completa, do que está por vir. Tem uma velocidade feroz, uma brutalidade opressora e melodias assustadoras. Isto significa que cumprimos a promessa que fizemos a nós mesmos e à nossa missão contínua“, conclui o cantor. Os formatos físicos de «Endtime Signals», o novo LP dos DARK TRANQUILLITY, estão disponíveis através da loja virtual da Century Media.
Em Julho de 2023, o guitarrista Christopher Amott anunciou a sua saída dos DARK TRANQUILLITY, mas afirmou num comunicado que não havia “nenhuma mágoa” entre ele e os outros membros do grupo ao explicar que estava na altura de se concentrar em nova música da qual estava “muito orgulhoso“. Amott, de 45 anos, que foi um dos membros fundadores dos ARCH ENEMY ao lado do irmão Michael Amott, ingressou oficialmente nos DARK TRANQUILLITY em 2020.
Algumas horas depois, os DARK TRANQUILLITY emitiram a seguinte declaração sobre a saída de Amott: “Estamos tristes por anunciar que o Chris Amott decidiu deixar-nos para seguir o seu próprio caminho musical. Foi uma honra e um prazer tocar com ele e estamos a separar-nos amigavelmente. Para substituí-lo num futuro próximo, vamos ter o incrível Joey Concepcion, que se vai juntar a nós durante o resto do Verão. A nossa missão permanece a mesma, queremos explorar a melancolia que se aproxima da raiva.
Esse é o caminho que temos forjado com todos os membros dos Dark Tranquillity — no passado e no presente. E é verdade que pode haver alguns novos rostos em palco, mas na nossa família extensa, muitas coisas mantêm-se na mesma. O Niklas Sundin continua a definir a nossa tonalidade visual e o Martin Henriksson ainda é o nosso manager. A nossa próxima tarefa é gravar o 13º álbum dos Dark Tranquillity no Outono. Estamos muito empolgados com os temas e mal podemos esperar para mostrá-los a todos vocês.“
Há dois anos, os DARK TRANQUILLITY tinham-se separado do baterista Anders Jivarp e do baixista Anders Iwers. Jivarp era um dos elementos fundadores do grupo e tocou em todos os seus lançamentos até ao momento. Iwers, por seu lado, juntou-seà banda em 2016 e tocou nos últimos álbuns, «Atoma» e «Moment», de 2016 e 2020. Nas tours mais recentes, Jivarp e Iwers foram substituídos por Joakim Strandberg Nilsson (dos IN MOURNING, WOLVES WITHIN) e por Christian Jansson (dos GRAND CADAVER, PAGANDOM), respectivamente.
01. Shivers And Voids | 02. Unforgiveable | 03. Neuronal Fire | 04. Not Nothing | 05. Drowned Out Voices | 06. One Of Us Is Gone | 07. The Last Imagination | 08. Enforced Perspective | 09. Our Disconnect | 10. Wayward Eyes | 11. A Bleaker Sun | 12. False Reflection